Google+








.

Curso oferece capacitação sobre manejo da irrigação

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito “Manejo da Irrigação: Quando, Quanto e como Irrigar”, que será realizado nos dias 9 e 10 de julho. As aulas teóricas serão ministradas na 6ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), sediada em Juazeiro (BA) e as aulas práticas em um dos perímetros mantidos pela empresa.
Segundo o engenheiro agrônomo da Codevasf Rodrigo Vieira, a região é um dos grandes polos de irrigação do país. “Essa é a segunda vez que o evento é realizado em Juazeiro e é uma parceria do Instituto de Pesquisa e Inovação na Agricultura Irrigada (Inovagri) com a Agência Nacional de Águas (ANA). Nós já estamos com três turmas formadas. Aqui será uma das maiores do país”, pontua.
A coordenadora dos cursos da ANA, Renata Silveira, ressalta que o objetivo da capacitação é incentivar e ensinar formas de irrigar que consumam o menor volume de água possível. “As aulas fornecerão aos participantes técnicas de manejo que induzam o uso racional dos recursos hídricos e do solo, desde as mais básicas até as mais modernas, utilizadas nos mais importantes polos de agricultura irrigada do Brasil e do mundo”, explica.
A carga horária total do curso é de 16 horas e entre as temáticas que serão ensinadas estão a avaliação de sistemas de irrigação, gestão e operação de perímetros irrigados e drenagem agrícola. Nas aulas em campo, os alunos vão conhecer os procedimentos de irrigação, equipamentos e cálculos utilizados.

Uso racional da água

Para Rodrigo Vieira, que também é projetista e especializado na área de irrigação, a forma de fazer esse procedimento deve ser mudada. “O produtor tem que trabalhar com volumes limitados de água e não livre, com uma quantidade pré-calculada anualmente e gerir isso. Esse curso é realizado por todo país e é importante para todos, porque muita água ainda é desperdiçada com a irrigação. As vezes erramos por tentar uma forma ou técnica diferente, mas devemos aprender com esses erros e não persistir nele”, frisa.
O engenheiro acrescenta que já existe um aparelho em que o produtor compra o crédito de água, usando um tipo de cartão pré-pago. “Esse cartão vai ficar hidrometrando a quantidade de água utilizada e quando acabar a cota o fornecimento é encerrado. Teremos que ser mais rigorosos quanto ao uso desse recurso”, conclui.
De acordo com a organização do evento, devido ao número de inscritos já ter ultrapassado a quantidade prevista, alguns participantes ficarão em outro local, que será previamente informado. As inscrições para o curso e outras informações são feitas pelo e-mail cursosana@inovagri.org.br.


Fonte: Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares