Google+








.

ANA proíbe uso de água para irrigação em trecho que vai da PB ao RN

Proibição foi motivada pela estiagem que baixou os níveis de três açudes. Trecho restrito vai do açude Coremas até o reservatório Armando Ribeiro.

A Agência Nacional das Águas (ANA) anunciou nesta terça-feira (30) que a partir desta quarta-feira (1º) está proibida a retirada de água do rio Piranhas-Açu para irrigação. O trecho restrito vai do açude Coremas, na cidade de Coremas, ao reservatório Armando Ribeiro, no município de Assú, no estado vizinho do Rio Grande do Norte.
A decisão foi anunciada durante uma reunião em João Pessoa com diretores da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) e do Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn).
De acordo com o diretor de Gestão da ANA, Paulo Varella, a proibição foi motivada pela estiagem que baixou os níveis de três açudes que são abastecidos pelo rio Piranhas-Açú. O reservatório de Coremas está com 17,9% de sua capacidade máxima e Mãe D’Água, 20,8%, enquanto que o Armando Ribeiro tem 28,2%. Os níveis dos reservatórios são monitorados diariamente pela Aesa.
A fiscalização para impedir a retirada da água para irrigação será feita pelos órgãos envolvidos, com apoio de policiais dos dois estados. De acordo com a superintendente de fiscalização da ANA, Flávia Barros, quem for flagrado retirando água dos reservatórios para irrigação, terá a bomba lacrada e perderá a outorga.
“Teremos inclusive apoio aéreo da Polícia Militar da Paraíba e também de um helicóptero que será disponibilizado pela ANA. Com este suporte faremos uma fiscalização efetiva, vigorosa e permanente com o objetivo de garantir o consumo humano e dos animais. Se soubermos aproveitar bem esta reserva que temos, não vai faltar água”, observou o presidente da Aesa, João Fernandes da Silva.


Fonte: G1.com - Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares