Google+








.

Seminário: Culturas alternativas para lotes familiares localizados em projetos públicos de irrigação de interesse social


O Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Irrigação, promoveu, no dia 29 de março, o Seminário Culturas alternativas para lotes familiares localizados em projetos públicos de irrigação de interesse social”. O evento, que foi realizado na sede da Codevasf, em Brasília (DF), contou com a participação de técnicos da pasta e de empresas ligadas ao setor, como a Codevasf e a Embrapa Semiárido.

O presidente da Companhia, Guilherme Almeida, participou da abertura dos trabalhos. Acompanhado do secretário nacional de Irrigação, Ramon Flávio Gomes Rodrigues, e de outras autoridades, Guilherme Almeida deu boas-vindas aos participantes, ressaltando a importância do evento. “A discussão desta temática é relevante, tendo em vista a contribuição dos projetos públicos de irrigação para o desenvolvimento regional, com a geração de emprego e renda”, afirmou.

O Seminário foi composto de palestras com técnicos e especialistas, além de debates. Vários assuntos foram discutidos no evento, como “A importância da diversificação de culturas nos projetos públicos de irrigação do Nordeste”; “Pastagens e forragens irrigadas como opções de incremento na renda dos pequenos produtores”; “Programa de Pequenos Projetos Ecossociais”; “Apoio às oportunidades de mercado de fruticultura”, e outros.

Como parte da programação, foi apresentada a palestra “Processo de organização dos pequenos produtores – uma experiência de sucesso (experiência da Codevasf)”, apresentada por representante da Manga Brasil (Projeto Maniçoba – Juazeiro-BA).

Fonte: http://www.codevasf.gov.br/noticias/2010/culturas-alternativas-para-lotes-familiares-sao-discutidas-em-evento

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Apresentações 




Relatórios Técnicos


Relatório Final

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
CERTIFICADOS  EMITIDOS

                                                                                                                                                                              Participante                                                                           Palestrante
                                                                                                                                                         

Obs. Os certificados foram enviados por e-mail para os diferentes participantes e palestrantes
                    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
AGENDA PROPOSITIVA DO SEMINÁRIO

O Seminário reuniu um grande grupo de pesquisadores, profissionais e empresários que atuam de forma direta ou indireta com o tema.
Esta união de interessados pelo tema em um único dia gera uma expectativa de continuidade da discussão e a criação de uma agenda de trabalho que possibilite a efetivação de ações concretas no futuro.

Para suprir estes anseios, o Ministério da Integração Nacional propõe ações que visam o desenvolvimento de culturas alternativas para os pequenos produtores dos projetos públicos de irrigação, tendo como público principal, mas não único, os projetos de irrigação eminentemente sociais.

Listamos as principais atividades que serão desenvolvidas ou coordenadas pela Secretaria Nacional de Irrigação voltadas ao desenvolvimento de culturas alternativas para os pequenos produtores dos projetos públicos de irrigação de interesse social.

1º- Realização de palestras/seminários técnicos para os pequenos produtores dos projetos públicos de irrigação. Nesses eventos serão levados pesquisadores e empresários aos locais onde existe possibilidade de implementação de culturas alternativas. O objetivo desses eventos é mostrar as possibilidades de diversificação de renda ao produtor, difundindo tecnologias, e estabelecer, quando possível, uma opção de comercialização da produção.

2º- Reunião de trabalho com a Embrapa Semiárido para definição de parcerias para difusão de culturas e técnicas alternativas nos projetos públicos de irrigação.

3º- Reunião com a Embrapa Agroindústria Tropical para definição de parcerias para difusão de culturas e técnicas alternativas nos projetos públicos de irrigação.

4º- Reunião com a CEPLAC para verificação de possíveis parcerias para difusão das novas tecnologias de produção de cacau irrigado.

5º- Prospecção de áreas passíveis de implementação de projetos piloto de culturas alternativas. Identificadas estas áreas, serão estimuladas parcerias que queiram assumir tais áreas com o objetivo de difundir tecnologia e disseminar novas possibilidades de renda ao pequeno produtor.

6°- Reunião com instituições de Assistência Técnica e Extensão Rural nos Estados com projetos de irrigação eminentemente sociais para a definição de parcerias para a difusão de culturas alternativas para implantação nos projetos em questão.

7º- Identificação de áreas já cultivadas com as culturas apontadas no Seminário para realização de visitas técnicas pelos produtores. Os órgãos parceiros e a própria SENIR podem programar visitas de produtores com vistas à difusão das tecnologias.
 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------      

Ministério da Integração Nacional


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares