Google+








.

A água na agricultura irrigada foi foco de conferência no XXIV Conird

Ações ligadas ao empreendedorismo na agricultura irrigada com base na reservação da água nortearam as explanações e discussões na conferência desta terça-feira (09) no XXIV Conird - Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem, que acontece em Brasília (DF), na sede Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). O evento, que reúne produtores, profissionais, especialistas, pesquisadores, estudantes e outros representantes dos setores ligados à área, conta com apoio conjunto do Ministério da Integração Nacional e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
Wellington Almeida, engenheiro agrônomo que introduziu o tema, fez uma rápida reflexão e análise da experiência de reservação de água, destacando os benefícios e dificuldades no processo. “A reservação de água é importante para produção agrícola e geração de emprego, por exemplo. No entanto, existem algumas dificuldades, como a demora na outorga no uso da água e o licenciamento que é muito burocrático”, ressaltou.
Almeida é responsável por projetos bem-sucedidos de construção de barragens em Cristalina (GO), como o da fazenda Wehrmann, onde foram construídas duas barragens. Antes do empreendimento, em 2006, a área irrigada era de 2,2 mil hectares, com 20 pivôs. Atualmente é de 3,2 mil hectares com 39 pivôs. Após a implantação de todo o projeto, a área irrigada será de 4,1 mil hectares, com 80 pivôs.
“Quando se faz barragens não significa que vá diminuir a água do manancial; pelo contrário, faz com que o terreno da bacia da captação funcione como uma grande caixa d'água pela sua porosidade”, aponta Almeida.
A mesa diretora da Conferência nesta terça contou também com a participação de Alysson Paolinelli, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho); Guilherme Ferreira da Costa, secretário Nacional de Irrigação, e Gisela Damm Forattini, diretora da Agência Nacional de Águas (ANA). Entre os conferencistas estiveram também o produtor rural Sebastião Conrado e Alécio Maróstica, presidente do Sindicato Rural de Cristalina (GO).

Outras experiências

O produtor rural e engenheiro agrônomo Sebastião Conrado levou também para os participantes da conferência uma breve explanação e análise sobre a importância da reservação de água com foco na irrigação. Em sua propriedade, também em Cristalina (GO), existem três barragens.
Segundo ele, a construção delas não lhe trouxe problemas por estar à jusante de outras represas voltadas também para irrigação. “Nunca tive falta de água, mesmo com o grande número de pivôs que o empreendimento vizinho mantém. As barragens melhoram o nível do lençol freático, alimentam as minas d’água situadas na sequência do curso d'água e regularizam a vazão dos rios”, explicou. No empreendimento, são usados dois pivôs para irrigar uma área de 135 hectares, onde são produzidos feijão, soja, milho, trigo, sorgo e, eventualmente, hortaliças.
Já Alécio Maróstica levou para a conferência uma análise da irrigação a partir de dados preliminares do estudo “Perfil do Irrigante Goiano”, desenvolvido pelo governo do estado de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seagro). O objetivo é, a partir do estudo das áreas irrigadas, analisar aspectos como uso e manejo da água, cadeia produtiva, geração de empregos e outras informações que irão compor um banco de dados para construir um Plano Diretor de Irrigação. “Como resultado queremos obter informações confiáveis e consistentes, estabelecer políticas para a irrigação e atrair investidores para a cadeia produtiva”, explicou.
Segundo ele, com os dados coletados e analisados até o momento já é possível tirar algumas conclusões e parâmetros a serem considerados, como a necessidade de rever outorgas, em termos de quantidade, qualidade e previsibilidade; a importância do armazenamento de água em barragens e a exploração de culturas irrigadas, dentre outros. “A produção de alimentos depende da irrigação. Segundo dados da FAO, nos próximos 25 anos 80% dos alimentos necessários à população humana serão providos pelos cultivos irrigados”, ressaltou.

Sobre o Conird

O XXIV Conird, que acontece até a próxima sexta-feira (12), conta com uma vasta programação composta de oficinas, conferências, seminários, sessões pôsteres, estandes e dias de campo. O principal objetivo dos Congressos Nacionais de Irrigação e Drenagem é o de fortalecer esse fórum em favor do desenvolvimento sustentável dos agronegócios calcados na agricultura irrigada, constituído pela Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (ABID), uma das promotoras do evento.


Fonte: Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares