Google+








.

Agricultor da Paraíba se destaca na cultura de orgânicos em projeto de irrigação

Produção é feita no perímetro de Várzeas de Sousa.

No alto sertão da Paraíba, o perímetro irrigado de Várzeas de Sousa se destaca na produção de orgânicos com certificado. A iniciativa foi do agricultor Edinaldo José do Nascimento, 45, casado e pai de três filhos.
O irrigante, que nasceu em uma das propriedades do projeto, conta como mudou a plantação convencional e passou a produzir orgânicos. "Eu nasci na agricultura. Nunca fiz outra atividade. Comecei a plantar no perímetro em 2006 e minha decisão de trabalhar com orgânicos foi a partir de um curso que fiz sobre agroecologia. Saí da aula com outra visão e optei por fazer algo diferente para mim, para minha família e para as pessoas", relata.
Um diferencial do perímetro para a produção de orgânicos é o solo fértil, aliado à tecnologia de irrigação localizada. Nos seus cinco hectares, o agricultor planta banana, goiaba, coco, manga e hortaliças, todos cem por cento orgânicos. Embora produzisse sem agrotóxicos desde 2000, Edinaldo José afirma que só em 2010 conseguiu a certificação do IBD Certificações - Inspeções e Certificações Agropecuária. "Acredito que hoje as pessoas procuram alimentos de boa qualidade. A certificação dos meus produtos garante isso, que eu não uso agrotóxico em minhas frutas e hortaliças", acrescenta.
Atualmente a produção do irrigante atinge em média de seis a oito toneladas por mês, que abastecem a região, além das cidades de João Pessoa, na Paraíba, Recife, em Pernambuco, e Natal, no Rio Grande do Norte. "Mesmo com a seca produzimos o ano inteiro porque já utilizo técnicas para que isso ocorra. Hoje eu tenho tudo planejado para plantar e vender. Tudo o que tenho na minha vida veio da agricultura. Cheguei ao projeto só com uma bicicleta e hoje tenho motos, carro e minha casa própria", comemora.

Várzeas de Sousa

Situado entre os municípios de Sousa e Aparecida, o Várzeas de Sousa é fruto da parceria do Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Irrigação (Senir) com o Estado da Paraíba. Com uma área irrigável de 4.391 hectares, o perímetro gera cerca 11 mil empregos diretos e indiretos.


Fonte: Ministério da Integração Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares