Google+








.

Fenagri 2014 encerra programação com balanço positivo

Uma rodada de negócios que movimentou R$ 40 milhões, a participação de aproximadamente 50 mil pessoas e os resultados extremamente positivos de uma programação científica que difundiu conhecimentos e tecnologias inovadoras, marcaram no último sábado (31), em Petrolina – PE, o encerramento da 25ª edição da Feira Nacional da Agricultura Irrigada – Fenagri 2014.
A coordenação do evento, que aconteceu no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, começando na última quarta-feira (28), revelou os números positivos desta edição, destacando inicialmente o movimento turístico, que ocupou toda rede hoteleira das cidades de Petrolina e Juazeiro – BA. Uma decoração bastante criativa realçava a estrutura da área de exposições (12 mil metros quadrados), onde foram montados 180 estandes com os arranjos produtivos e as novidades tecnológicas da agricultura nas áreas de produção, manejo, insumos, equipamentos, comercialização e logística.
Considerada a maior feira de fruticultura irrigada da América Latina, a Fenagri 2014 também será lembrada pela oferta gratuita de cinco minicursos – ministrados pelo IF Sertão – PE, que capacitaram 160 pessoas priorizando assuntos, a exemplo do processamento de frutas e produção de vinhos, sucos e até aguardente de frutas. .
Segundo o coordenador e secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Newton Matsumoto, o evento realizado pela Prefeitura Municipal de Petrolina, Sindicato Rural de Petrolina e a Câmara de Fruticultura de Petrolina, colocou na pauta do dia o tema, a introdução de culturas de clima temperado no Semiárido, que foi discutido por mais de 310 pessoas, entre pesquisadores, produtores e estudantes, durante o seminário promovido pela Embrapa.
E no sábado (31), uma mesa-redonda com instituições de pesquisa, cooperativas e produtores de diferentes regiões do país, debateu a viabilidade de cultivar algodão no Vale do Submédio São Francisco. De acordo com a coordenadora da mesa, a fisiologista Ana Rita, a região tem várias potencialidades para diferentes nichos de mercado, a exemplo do algodão orgânico, de fibra longa e do algodão colorido.“O nosso algodão de fibra longa tem potencial para estar entre os melhores do mundo, inclusive países como o Japão e a Austrália já importam produtos feitos com o algodão colorido produzido no Nordeste”, adiantou Ana Rita.
“Conseguimos realizar nossos objetivos iniciais tendo como foco principal os novos investimentos agrícolas. A diversificação das atividades ligadas a agricultura irrigada e a geração de alternativas econômicas inovadoras, tanto marcaram o espaço que destinamos para a agricultura familiar, quanto o agronegócio, que atraiu para a rodada de negócios – organizada pelo Sebrae – PE, 14 grandes empresas compradoras de frutas do país e sete empresas âncoras de países como Espanha, EUA, Rússia, Canadá e Alemanha”, avaliou Newton Matsumoto.

Espetinho e Comércio Exterior

Que o diga um dos 40 expositores da vila da agricultura familiar, a pequena produtora Cida Pescadora. “Este foi um dos melhores eventos que já participei. Além de apresentar meus produtos a um grande público vendi bastante espetinho de tilápia, todos os quatro dias, e fiz muitos contatos para futuras vendas”. Quem também não poupou elogios à iniciativa foi a executiva de vendas da Coface (Compagnie Française d’ Assurance pour lê Commerce Extériur), Naranei Rios.
Segundo a representante desta empresa francesa de seguro de crédito, o Vale do São Francisco possui um potencial gigantesco e de inúmeras possibilidades, principalmente na área de exportação de frutas. “A Fenagri representa muito bem os inúmeros potenciais desta região enquanto vitrine do agronegócio frutícola nacional. Revemos clientes que já temos por aqui e fizemos ótimas prospecções. No ano que vem, com certeza estaremos em Juazeiro – BA para mais uma Fenagri”, garantiu Naranei Rios.


Fonte: FENAGRI 2014
Disponível em: http://fenagri2014.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares