Google+








.

Safra deste ano deve ficar 4,2% maior que a de 2014, diz IBGE

Previsão é colher 201 milhões de toneladas de grãos. Maior produção deve vir da região Centro-Oeste.

O Brasil deve colher este ano uma safra de 201 milhões de toneladas – um crescimento de 4,2% em relação a 2014, segundo dados divulgados nesta terça-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A estimativa é 0,6% maior que a previsão feita em março.
A estimativa da área a ser colhida é de 57,5 milhões de hectares, 2% mais que a área de 2014. O arroz, o milho e a soja são os três principais produtos deste grupo, que, somados, representaram 91,6% da estimativa da produção e responderam por 85,4% da área a ser colhida.
"Nessa informação de abril temos muitos produtos que estão encerrando as colheitas, as safras de verão, e estamos tendo reavaliações da estima de milho e as primeira avaliações da cultura de inverno. Então, deixamos de ser projeção passando a ser avaliação de campo. Alguma parte já foi colhida, a maior parte, e tem a segunda parte de inverno, que ainda não foi colhida”, explicou Mauro Andre Andreazzi, gerente de agropecuária do IBGE.
“Dos grãos, foram basicamente esses acréscimos [0,6% maior de março para abril]: o milho, segunda safra, trigo, e a soja que tiveram acréscimos de março para abril”.

Regiões

A maior produção deve vir da região Centro-Oeste, onde estima-se que serão colhidas 81,4 milhões de toneladas de cereais, leguminosas e oleaginosas. Para o Nordeste, a estimativa é de 18,9 milhões de toneladas; e para o Sudeste, de 18,3 milhões de toneladas. Já á produção esperada para o Norte é de 6 milhões de toneladas.
"É o primeiro ano [desde o início da pesquisa, iniciada em 1974] que Nordeste supera em termos de volume de produção a região Sudeste”, afirmou Mauro, do IBGE. “A região Sudeste teve dois períodos de estiagem”, explica.
O gerente explicou que além dos períodos de estiagem prejudicarem o Sudeste, no Nordeste, houve aumento significativo da produção de alguns grãos. “O milho aumentou lá, feijão, soja aumentou também. Só a soja dá quase 2 milhões de toneladas. Bom lembrar que nordeste que Bahia, Piauí, Maranhão que são grandes produtores de grãos”.
“Só a Bahia passou de 3,2% para 4,5% na produção da soja”, completou.

Produtos

O IBGE prevê que a produção de soja alcance 95,6 milhões de toneladas, uma alta de 0,9% frente à previsão de março. Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná são responsáveis por 72,3% da alta na estimativa.
Segundo o gerente, de 1990 a 2015, em quantidade produzida em toneladas no Brasil, houve “novo recorde da soja”.
O milho, no entanto, “está caindo em função do preço. Ainda teve atraso das chuvas. Isso prejudicou um pouco o plantio da segunda safra”: a previsão para o grão é de colheita de 76,3 milhões de toneladas, uma alta de 0,5% em relação ao mês anterior. Para o trigo, a atual estimativa de produção é de 7,8 milhões de toneladas.
Tiveram queda as previsões para a produção de café, em 0,6% (para 660 mil toneladas) e feijão terceira safra, em 0,7% (para 413 mil toneladas).
"Esse ano também estamos apresentando queda na produção do café. Os preços e baixas precipitações no Sudeste, onde se concentra a produção de café. Teve dois anos consecutivos de estiagem, além da redução de produção, fazendo nova safra baixa”, avaliou Mauro Andreazzi.
“O feijão houve redução causada pela atualização das estimativas de Minas Gerais [redução de 1,5% na área plantada. O problema do feijão não é nem em relação ao preço, é mais desses estados, Minas Gerais, Mato Grosso, só consegue plantio com irrigação e o feijão de inverno, é um período que tem de ficar sem feijão por causa da praga”.
O IBGE estima ainda que a safra de cana de açúcar alcance 678 milhões de toneladas, um aumento médio de 0,9% em relação a março. Na cana-de-açúcar, segundo o gerente, “houve aumento da estimativa no Centro-Oeste que compensou as perdas aguardadas no Sudeste".


Fonte: Globo Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares