Google+








.

Software para estimativa de evapotranspiração

Unesp de Ilha Solteira participa de Congresso Nacional de irrigação e Drenagem.

Encerrado no dia 12 de setembro de 2014, em Brasília -DF, o XXIV CONIRD - Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem teve como tema principal a reservação e alocação de águas para a agricultura irrigada. O Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira lembra que "com crise de água em vários Estados a região de Cristalina - GO, com o maior PIB agropecuário brasileiro dá a lição de que o investimento em represas garante a segurança hídrica para abastecer os sistemas de irrigação e compensa, financeiramente e ecologicamente."
Com oficinas, conferências, seminários e dois dias de campo o CONIRD 2014 usou o Distrito Federal e seu entorno como exemplo de desenvolvimento agrícola, um modelo a ser seguido por diversas regiões do país. A Área de Hidráulica e Irrigação da Unesp de Ilha Solteira esteve presente com a apresentação de cinco trabalhos técnicos científicos e o lançamento da versão 2.0 do software SMAI, utilizado para estimativa da evapotranspiração de referência e base para o manejo da irrigação e que agora em cálculos horários atenderá também a demanda da pesquisa em uso da água. Os trabalhos apresentados foram:
- Análise Econômica e Área Irrigada Por Pivô Central no Noroeste Paulista entre 2010 e 2012;
- Área Irrigada e Valor da Produção Agropecuária no Oeste Paulista;
- Distribuição Espacial e Temporal da Evapotranspiração de Referência no Noroeste Paulista;
- Precipitação e Evapotranspiração de Referência no Noroeste Paulista; e
- Software SMAI 2.0 para Estimativa da Evapotranspiração de referência Diária e Horária.
O Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez, Coordenador da Área de Hidráulica e Irrigação da Unesp de Ilha Solteira participou da Oficina 2 - "Conservação do solo e da água, barragens para a agricultura irrigada na gestão integrada das bacias hidrográficas, implicações de licenciamentos e outorgas, integrações ibero-americanas" e fez a explanação sobre "A crise por água no noroeste paulista e como criar resiliência" onde discutiu a oferta de água para irrigação a partir da crise de 2014, defendendo a preservação das nascentes. a recuperação dos leitos e a necessidade de reservação, através da construção de represas, mas também toda uma estratégia integrada que contemplaria também o uso racional da água praticado com base em informações de solo ou clima, visando também a redução do custo de produção.
Da estratégia defendida pelo professor, faz parte o uso maciço da comunicação para levar a informação ao campo e o exemplo praticado pela Área de Hidráulica e Irrigação da Unesp de Ilha Solteira foi objeto da sua participação na CONFERÊNCIA III - "Canais de comunicação com a sociedade - Um desafio definitivo para a ciência" e ainda participou do Dia de campo no dia 11 de setembro de 2014 com visitas as estações sobre reservação das águas e diversos exemplos em agricultura irrigada na região de Cristalina - GO. Cultivo de grãos e a fruticultura irrigada foram conhecidos. As edições anuais do CONIRD tem recebido destaque no Pod Irrigar - o Pod Cast da Agricultura Irrigada - que pode ser acessado a partir de http://podcast.unesp.br/podirrigar.

Mais informações e fotos

A Área de Hidráulica e Irrigação da Unesp de Ilha Solteira preparou sítios em que mostra toda a sua participação e importância do CONIRD para a modernização da agricultura irrigada. Confira em:
Video sobre o trabalho de comunicação da Área de Hidráulica e Irrigação da Unesp de Ilha Solteira:https://www.youtube.com/watch?v=DygeZrmfxPA

Serviço:

- Informações sobre agricultura irrigada e agroclimatologia no noroeste paulista são publicadas regularmente BLOG da Área de Hidráulica e Irrigação da Unesp de Ilha Solteira em http://irrigacao.blogspot.com
- Números e gráficos das estações agrometeorológicas no noroeste paulista estão em http://clima.feis.unesp.br
- Canal da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira: www.agr.feis.unesp.br/irrigacao.php
- Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira: http://clima.feis.unesp.br
- Pod IRRIGAR - O Pod Cast da Agricultura Irrigada: http://podcast.unesp.br/podirrigar
- Informações também em (018) 3743-1959


Fonte: Maxpress

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares