Google+








.

Emater ajuda agricultores de Dom Eliseu a aumentarem a produção com a lavoura irrigada

"A Emater é tudo para nós, nos deu a chance de ter água em casa com a construção do nosso poço artesiano. Foram mais de dez anos de sofrimento dependendo de caminhão pipa e não tem nada melhor do que ouvir de um neto que agora pode tomar banho direito na casa da avó”. Esse foi o desabafo da agricultora Alzenir Barbosa, que junto com o marido, Manoel Barbosa, de 66 anos, é proprietária da Fazenda Canaã, de 35 alqueires, no município de Dom Eliseu, sudeste do Estado.
Atendida há mais de 15 anos pelos técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), a família Barbosa teve acesso ao crédito rural do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e viu a produção se desenvolver e a vida mudar. Com esse trabalho foi possível financiar a produção de diversas frutíferas, como os citros e goiaba, gado de leite, além da aquisição de poço artesiano.
Segundo o engenheiro agrônomo da Emater, Oduvaldo Rodrigues de Oliveira, o plantio da goiaba nesta safra de 2014 produziu 1500 caixas do fruto, o que corresponde a mais de 35 toneladas, financiados pelo Pronaf, na linha Mais Alimentos. “Essa é a segunda vez que eles acessam o crédito para produção de goiaba. E a expectativa é que eles dobrem a produção na próxima safra, em abril de 2015, já que as plantas atingirão o ápice da maturidade”, explicou.
Além da goiaba, eles plantam abobrinha, melancia, tangerina, cupuaçu e limão – também com uma produção expressiva e financiada. Na safra de 2014 foi retirada apenas uma tonelada, mas já se espera dobrar em 2015. “Meus 450 pés ainda estão jovens, mas está tudo bem adubado, com o esterco das minhas vacas e agora nós temos a água para deixar a terra no jeito bom para produzir”, disse Manoel Barbosa.
Da produção de goiaba, por exemplo, tudo é absorvido pelo mercado, nada é desperdiçado. Membro da Cooperativa Mista Agroindustrial de Dom Eliseu, Manoel Barbosa chega a comercializar 75% da produção com a Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-açu (Camta). Segundo o técnico da Emater, os pequenos produtores no município chegam a fornecer até mil toneladas, sendo que cerca de 750 toneladas são adquiridas pela Camta e o restante segue para Marabá, Castanhal e Belém.
Mas essa produção pode tomar proporções ainda maiores, tanto para a família Barbosa quanto para outros agricultores familiares. Oduvaldo Oliveira destaca que o processo de irrigação pode alavancar a produtividade anual. “Na época de safra a produção é intensa a ponto de não ser possível escoar os frutos. Já estamos há alguns anos incentivando o sistema de irrigação para que a produção seja continuada ao longo do ano, mantendo uma constância”, disse o técnico da Emater.
Tanto que o casal Barbosa já se organiza para aquisição de mais crédito para desenvolver o projeto de irrigar a lavoura com o apoio da Emater. “O mais difícil a gente já tem, que é a água. Acredito que nossa próxima safra da goiaba já seja toda irrigada. Mas minha vontade é que assim que a minha irrigação tiver funcionando eu possa plantar banana, meus pés já estão sendo preparados”, finalizou o agricultor.


Fonte: Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares