Google+








.

Cinturão das Águas: garantia hídrica para o Ceará

Cerca de 15% do cronograma físico do Trecho I estão executados.

O ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira e o governador do Ceará, Cid Gomes, inspecionaram nesta segunda-feira (22), as obras do Cinturão das Águas (CAC). Destinado a reforçar a segurança hídrica da população cearense, o empreendimento é executado pelo governo estadual com o apoio do governo federal.
O Trecho I, visitado pela comitiva, compreende um canal com 149 quilômetros de extensão entre a barragem de Jati e o rio Cariús. Cerca de 15% do cronograma físico desse trecho estão executados.
A barragem de Jati é parte da estrutura do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco. De lá, o CAC captará a água, que se destinará prioritariamente ao abastecimento humano em uma região castigada por baixas reservas hídricas. 
Desse ponto de captação, a água descerá por gravidade nos 149 quilômetros seguintes até o Cariús, um rio intermitente que será perenizado. A estrutura é composta de 57 segmentos de canais revestidos e 27 sifões enterrados e aéreos, para travessia de cursos d'água, rodovias ou perímetros urbanos. 
Integram ainda o primeiro trecho, nove túneis para travessia de serras e pequenos morros. O Veneza, túnel mais extenso, com 2,54 quilômetros, localizado no município de Missão Velha, foi visitado pela comitiva. Depois da entrega dessa etapa, a obra prosseguirá por outros trechos ao longo dos anos seguintes. 
Nessa primeira parte da obra, orçada em R$ 1,5 bilhão, serão beneficiados 561 mil habitantes do semiárido cearense, um total de 24 municípios entre Jati e o açude de Orós. Durante a visita também foi apresentado o andamento da construção em cada trecho e detalhado o percentual de execução. 
Participaram da inspeção o secretário Nacional de Infraestrutura Hídrica, Robson Botelho; o diretor de Obras Hídricas do Ministério da Integração Nacional, Marcelo Borges e o secretário de Recursos Hídricos do Ceará, Rennys Frota, entre outras autoridades.


Fonte: Ministério da Integração Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares