Google+








.

Agricultores da BA se unem para ganhar mais com o cultivo da banana

Ideia de organizar o processo de produção e a comercialização deu certo. Eles se fortaleceram e conquistaram espaço e preços competitivos.

Agricultores de Juazeiro, na Bahia, estão apostando no cultivo da banana. Além de produzir bem, eles se uniram em uma associação para conseguir melhorar as vendas.
É com atenção que Edgar da Rocha supervisiona a colheita da banana na propriedade de pouco mais de 6 hectares que mantém em sociedade com um amigo no Projeto de Irrigação Salitre, em Juazeiro, norte da Bahia.
A fruta, da variedade prata-rio, começou a ser cultivada ainda como uma aposta há apenas quatro anos. De lá para cá, já alcançou números significativos como uma produtividade de 50 toneladas por hectare, chegando, em alguns casos, a 70 toneladas em uma área de 270 hectares.
Os produtores se viram, então, diante do desafio de vender toda a produção em um mercado onde outras cinco regiões do país também são grandes produtoras e foi daí que veio a ideia de juntar forças.
Donos de áreas de produção que variam de 1 a 3 hectares resolveram formar um grupo de interesses. A ideia foi organizar o processo de produção e a comercialização da banana, assim, eles se fortaleceram e conquistaram espaço e preços competitivos no mercado da fruta na região.
Após cinco meses funcionando, o grupo trouxe novas perspectivas para os produtores. Valter Ribeiro abandonou a uva para produzir banana há três anos e conta que a mudança no modo de trabalho veio na hora certa. "Passamos a vender a fruta classificada, lavada e temos uma diferença de preço. O resultado foi muito bom".
Os principais destinos da produção são alguns estados do Nordeste, com destaque para as capitais Aracajú e Salvador. Os agricultores estão vendendo o quilo da banana por R$ 0,95, antes de criar a associação, eles conseguiam, no máximo, R$ 0,70.


Fonte: Globo Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares