Google+








.

Produção do Sistema Itaparica atrai atenção de visitantes na Fenagri

Frutas, mel, água de coco, farinha de macaxeira e artesanato em tecido e couro de tilápia foram alguns dos produtos escolhidos para representar, na 25ª Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri), o trabalho desenvolvido pelas associações e cooperativas dos perímetros irrigados Brígida, Apolônio Sales e Fulgêncio – todos integrantes do Sistema Itaparica, que é administrado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em parceria com a Chesf. A Fenagri 2014 prossegue até sábado (31).
A Cooperativa dos Produtores Rurais do Projeto Brígida (Cooperança), que envolve agricultores familiares do perímetro, está expondo frutas in natura, como banana, melão, melancia, manga, uva e mamão, além de produtos embalados a vácuo, como macaxeira, inhame e abóbora. Segundo a engenheira agrônoma Karla Raquel Amariz, que há dez anos acompanha o trabalho desenvolvido pela Codevasf atuando na área de assistência técnica, esse sistema de embalagem a vácuo facilita o transporte e o armazenamento e aumenta a durabilidade do produto. 
Ela também destaca no estande montado na área da agricultura familiar da Fenagri a água de coco envazada na filial de uma fábrica cearense, localizada no perímetro Apolônio Sales e comercializada em embalagens recicláveis de 200 ml. O produto não tem conservantes nem concentrados e, segundo seus fabricantes, é 100% natural, sem colesterol e glúten e com redução de sódio, além de ser uma ótima fonte de potássio.
O mel veio da Associação dos Meliponicultores e Apicultores de Petrolândia. O produto é centrifugado e decantado, sem perder suas características naturais. A sede da Associação funciona no perímetro Apolônio Sales, onde a Codevasf construiu, por meio das ações de arranjos produtivos locais, uma casa de mel.
Os ovos produzidos na Granja São Pedro também enfeitam as prateleiras do estande de Itaparica. A granja, que já possui um número no Cadastro de Contribuintes do Estado de Pernambuco (CACEPE), pertence a uma família que mora e trabalha no perímetro Apolônio Sales, em Petrolândia (PE).
Outra atração que leva muitas pessoas a visitarem o estande de Itaparica são as peças de artesanato. Entre as organizações presentes está a Café com Arte, uma associação que reúne mulheres do Perímetro Brígida, de onde vêm também as integrantes da Fibrart, outra entidade que congrega trabalhadoras do local. Do perímetro Fulgêncio, vieram as representantes da Associação Arte e União.
Maria Lindinalva de Freitas mora no perímetro irrigado Fulgêncio e faz parte da Associação Arte e União, que, com a Cooperativa Agrogêncio, trouxe para a feira bonitas peças de artesanato e também frutas in natura. Ela conta que esse trabalho começou com um grupo de mulheres que, com o apoio da Codevasf, foi crescendo e congregou também os homens, formando então a cooperativa e a associação. “Agora a gente está terminando a construção de uma agroindústria para processar as frutas produzidas no perímetro”.
Karla Amariz, uma das organizadoras da participação dos agricultores familiares na Fenagri, classifica o evento como “uma grande oportunidade para mostrar não só os produtos produzidos por eles, mas também a ideia de que a agricultura familiar tem um papel importante dentro do mercado, e precisa ser valorizada. No que diz respeito aos grupos de artesanato, eles ainda têm uma dificuldade econômica, principalmente de acesso ao crédito e de recursos e investimentos financeiros para que seus trabalhos sejam aperfeiçoados”.


Fonte: Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares