Google+








.

Feira discute novas culturas para agricultura irrigada

Objetivo é trabalhar frutas como maçã, pera e caqui.

A região do Vale do São Francisco é conhecida tradicionalmente pelo cultivo de manga e uva de mesa, que respondem respectivamente por 85% e 98% das exportações brasileiras de frutas. Agora, um novo potencial está sendo desenvolvido com a cultura de outras espécies de climas tropical e temperado, a exemplo da maçã.
O tema -Introdução de Culturas de Clima Temperado no Semiárido' foi debatido pela Embrapa Semiárido, no final da tarde desta quinta-feira (29), durante a 25ª Feira Nacional da Agricultura Irrigada - Fenagri 2014, que ocorre até amanhã (31), no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, em Petrolina, semiárido pernambucano.
Durante o seminário, pesquisadores, produtores e especialistas em mercado de frutas de clima temperado, vindos de várias partes do país, discutiram os principais resultados destas culturas, que já estão sendo produzidas em escala comercial e representam um futuro bastante promissor para o Vale do São Francisco. Em dezembro do ano passado, o perímetro de irrigação Senador Nilo Coelho, em Petrolina (PE), executado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), produziu em um dos lotes 40 toneladas de maçã.
Segundo o diretor do Departamento de Políticas de Irrigação, da Secretaria Nacional de Irrigação, Almir Vieira, as técnicas e perspectivas dos cultivos nas diversas culturas, que envolvem também pera e caqui, estão sendo avaliadas. "A diversificação da fruticultura para essa região nos perímetros de irrigação ainda é experimental e está sendo analisado o potencial produtivo e econômico", esclareceu o diretor, que participa do evento.
Ainda segundo Vieira, os produtores estão na expectativa quanto ao manejo adequado da lâmina de água e fertirrigação. "O domínio sobre a tecnologia é realidade na região e é grande vantagem para o fortalecimento da nova fruticultura que se aguarda para esta região", afirma.

Fenagri 2014

A Fenagri é considerada como o maior evento de agricultura irrigada da América Latina. A feira está voltada para a realização de negócios e debates, a transferência de tecnologia e a divulgação das potencialidades do Vale do rio São Francisco.


Fonte: Ministério da Integração Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares