Google+








.

Sensores de baixo custo para irrigação para horticultura

Controle automático de irrigação atua na melhoria da qualidade, da produtividade e também na prevenção do desperdício de água e doenças de solo.

Em tempos de escassez de água, a contribuição da ciência para redução do desperdício é o desenvolvimento de tecnologias de baixo custo para irrigação, como o conjunto de sensores que serão apresentados na 21ª edição da Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas (Hortitec), em Holambra (SP).
Os sensores desenvolvidos pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP), que podem ser vistos no estande da empresa até esta sexta-feira, 30 de maio, já estão em fase de desenvolvimento por quatro empresas, três nacionais – Tecnicer, Acqua Vita e Hidrosense – e uma internacional, a americana Irrometer. Conhecidas como Sensor de Diedro, Sensor de IG e Turgormeter, as tecnologias representam um avanço no manejo e controle da irrigação, seja no âmbito doméstico ou em campo.
Para aferir a água no solo são indicados os sensores de Diedro e IG, enquanto o Turgormeter avalia o nível de água na planta. Este sensor é designado para uso em tecidos macios, como frutas, hortaliças e plantas ornamentais.
O Sensor de Diedro funciona como um termômetro para medir a umidade do solo e substratos. Pode ser empregado no campo, em casa de vegetação e em jardinagem. O Sensor IG miniatura é adequado para acionar a rega automática de vasos e de mini-hortas e ainda pode ser utilizado para manejo e controle automático de irrigação pelos agricultores. Em conjunto com um irrigador comercial, o sensor libera automaticamente o gotejamento.
Para o pesquisador Adonai Gimenez Calbo, responsável pelo desenvolvimento das tecnologias, o uso de sensores de água para manejo ou controle automático de irrigação é muito importante para melhorar a qualidade, a produtividade e também para prevenir o desperdício de água e doenças de solo.


Fonte: Portal Dia de Campo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares