Google+








.

Kits de irrigação melhoram vida de famílias no norte baiano

Tomate, pimentão, cebola, coentro. Estes são alguns dos itens cultivados na horta de dona Joana Ferreira da Silva, moradora do povoado Serra das Drenhas, no município de Santa Brígida, norte da Bahia. Mãe de seis filhos, ela foi beneficiada com um kit de irrigação, uma iniciativa da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Além de obter alimentos para consumo da família, a agricultora pode até comercializar o excedente dos produtos em sua comunidade. “O coentro, nós já estamos vendendo. O dinheiro que a gente apura está dando pra comprar o leite das crianças e o açúcar”, ressalta.
A família de dona Joana é uma das 21 que foram atendidas no ano passado com essa ação em comunidades rurais dos municípios de Santa Brígida e Paulo Afonso. Os kits somam investimentos da ordem de R$ 15,9 mil, oriundos da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, por meio de dois programas vinculados ao Plano Brasil sem Miséria: Água para Todos (2ª água) e Inclusão Produtiva (Desenvolvimento Regional, Territorial Sustentável e Economia Solidária). A iniciativa contemplou famílias inscritas em outros programas sociais do governo federal, que desenvolvem atividades ligadas à agricultura de subsistência.
Cada kit de irrigação familiar é composto por 21 itens, entre conexões, adaptadores de tubos, filtro de tela, registro, bobina de tubo gotejador e tubos de polietileno. Eles podem ser utilizados para irrigar uma área de até 500 m² por meio do sistema de gotejamento localizado, considerado atualmente um dos mais eficientes em termos de economia de água durante a irrigação de plantas. Outra alternativa para o uso desses kits é a produção de forrageiras para alimentar pequenos rebanhos de caprinos e ovinos.

Colhendo resultados

Algumas famílias beneficiadas com os kits de irrigação nesses municípios baianos já estão colhendo os resultados. Em janeiro deste ano, segundo o técnico da Codevasf, Humberto de Sá Alves, seis pequenos produtores de hortaliças já tinham realizado o plantio, e a produção encontrava-se em fase de desenvolvimento.
“Convém salientar que o objetivo da Codevasf é apenas ajudar as famílias a desenvolverem uma atividade produtiva que venha aumentar a renda familiar. É realizado um treinamento específico para utilização dos kits, e existe um acompanhamento técnico, que fica a cargo de empresas como a EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola) ou a própria prefeitura”, explica Alves.
O agricultor Isaac Vieira, morador da comunidade Juá, no município de Paulo Afonso, planta melancia, feijão, quiabo e mandioca. Ele já faz planos para aumentar a produção. “Eu gostei muito do kit e tenho muita vontade de ampliar a minha produção e começar a produzir hortaliças. Quase todo dia, estou colhendo feijão e melancia. A minha horta beneficia oito pessoas da família, então o kit ajudou bastante”, destaca.
Segundo o superintendente regional da Codevasf em Juazeiro (6ª SR), Alaôr Grangeon de Siqueira, “essas ações dignificam o trabalho que a Codevasf desenvolve em comunidades carentes da região e tornam mais amenas as dificuldades que essas localidades enfrentam devido aos períodos de estiagem”.
Em Paulo Afonso, onde fica localizado o Escritório de Apoio da 6ª SR, o chefe da unidade, Leonardo Pereira, é quem acompanha o trabalho em conjunto com o corpo técnico lotado naquela representação. “Pequenas ações como essa são decisivas para as famílias do interior que carecem de atenção e de condições melhores de vida, principalmente nesta região semiárida”, conclui.

Comunidades atendidas

No município de Paulo Afonso foram beneficiadas com nove kits de irrigação familiar as comunidades de Campos Novos (2 kits), Caiçara I (2), Mandacaru (1), Juá (1) e Boa Esperança (3). Já em Santa Brígida, foram atendidas 12 famílias das localidades de Ingazeira (1), Fortaleza (1), Serra das Drenhas (1), Canabrava (2), Poço da Carteira (1), Minuim (1), Baixa do Mulungú (2), Aroeira (1), Buri (1) e Caraibeiras (1).


Fonte: Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares