Google+








.

Workshop debate uso da água na agropecuária brasileira

A irrigação e o uso da água para animais correspondem a 83% da água consumida no País, segundo o relatório de Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil, da Agência Nacional de Águas (ANA). Dada a importância da demanda de recursos hídricos para a agricultura e a pecuária, acontece nesta segunda-feira, 3 de agosto, o workshop Uso de Recursos Hídricos na Agropecuária Brasileira – Plataforma de Dados Técnicos: Construção, Harmonização e Decodificação.
Organizado pela ANA, pela Embrapa Cerrados e pelo Instituto Fórum do Futuro; o evento reúne especialistas na sede da Agência, em Brasília, para debater a base de dados técnicos que serve de referência para o uso da água na agropecuária nacional. Os participantes também discutem alternativas de alinhar e sistematizar os dados sobre água utilizados pelo setor agropecuário para facilitar e favorecer os debates que cercam os cenários de aumento da demanda por produção de alimentos, da intensificação dos processos sustentáveis e dos obstáculos colocados pelas perspectivas de mudanças climáticas.
Durante o workshop os participantes também analisam os dados disponíveis para atualizar a interpretação do ciclo hidrológico nas sub-bacias, onde acontecem a agricultura irrigada e de sequeiro. Para tornar didático o tema para a sociedade, os especialistas discutem a harmonização de conceitos, parâmetros, nomenclaturas e significados sobre o uso da água na agropecuária.
Numa das apresentações o superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos da ANA, Sérgio Ayrimoraes, abordou a conjuntura dos recursos hídricos no Brasil. Em sua fala, Marco Neves, especialista em recursos hídricos da Agência, abordou o sistema de contas ambientais e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A última apresentação foi sobre conceitos e Projeto de Decodificação de Dados Complexos (PDDC). O pesquisador da Embrapa, José Roberto Peres, e dois representantes do Instituto Fórum do Futuro (Paulo Romano e Fernando Barros) trataram do tema.


Fonte: ANA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares