Google+








.

Maranhão solicita ao MI gestão de perímetro irrigado

Ministério da Integração Nacional e governo do estado se reúnem nesta terça-feira para tratar do projeto Tabuleiros de São Bernardo. 

A Secretaria Nacional de Irrigação (Senir) do Ministério da Integração Nacional (MI) discutirá nesta terça-feira (5/5), em São Luís (MA), o interesse do Maranhão em assumir a execução e a gestão do projeto de irrigação Tabuleiros de São Bernardo. Atualmente, o perímetro é de responsabilidade do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), autarquia vinculada ao MI. 
A solicitação partiu do próprio estado, que planeja dar início a um projeto de produção com a participação de pequenos, médios e grandes produtores. Os recursos deverão ser aplicados na atividade produtiva e em novos equipamentos necessários para a revitalização do empreendimento. O projeto Tabuleiros de São Bernardo está localizado no município Magalhães de Almeida. 
Para a secretária nacional de Irrigação, Adriana Alves, a gestão do Tabuleiros de São Bernardo pelo Maranhão deve inaugurar um novo ciclo no âmbito dos projetos públicos de irrigação promovidos pela União - pautado na atuação complementar e na parceira entre governo federal, governos estaduais e irrigantes. 
"Sem dúvida, o aporte técnico e o conhecimento específico da região são atributos da equipe estadual e poderão agregar maior êxito ao projeto", conclui Adriana.

Plano diretor

Na última quarta-feira (29/4), técnicos da Senir discutiram com integrantes da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Maranhão a elaboração do Plano Diretor de Irrigação para o estado.
Durante o encontro, a equipe do MI apresentou as experiências de sucesso implementadas em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul. O ministério pretende realizar trabalho semelhante na elaboração dos planos diretores estaduais no Ceará, Pernambuco, Bahia, Piauí e Maranhão. 
"A proposta é construir, em conjunto com o estado, o planejamento tático das ações da agricultura irrigada, de forma convergente com a Política Nacional de Irrigação e com as premissas do Plano Nacional, em andamento", explica Adriana Alves.


Fonte: Ministério da Integração Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares