Google+








.

Obras da Codevasf em perímetros alagoanos permitem continuidade da safra e geração de renda

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) concluiu a recuperação dos primeiros trechos críticos dos canais de irrigação dos perímetros irrigados Boacica, em Igreja Nova, e Itiúba, em Porto Real do Colégio, ambos no Baixo São Francisco alagoano. Com recursos da ordem de R$ 2,1 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), esses investimentos irão permitir a continuidade das safras e a geração de trabalho e renda para os agricultores familiares que atuam nos projetos de irrigação da Codevasf em Alagoas.
Segundo o engenheiro civil da Codevasf Cláudio Newton, responsável por acompanhar a execução das obras, até o momento foram recuperados cerca de 66% dos 1.500 metros dos trechos críticos do perímetro Boacica e 44% dos 1.103 metros de canais danificados no Itiúba. Após um período de redução no ritmo de trabalho, em comum acordo com as organizações que representam os agricultores irrigantes dos perímetros, as obras seguem em ritmo acelerado com previsão de conclusão para julho.
“Nos meses de janeiro e fevereiro, reduzimos o ritmo de trabalho nos canais de irrigação atendendo ao pedido formulado pelo Distrito de Irrigação do Perímetro do Itiúba (Dipi) e pelo Distrito de Irrigação do Perímetro do Boacica (Dib), organizações que representam os agricultores de cada perímetro. Nesses meses, é realizado o trabalho de irrigação dos lotes para o plantio do arroz. Essa decisão foi tomada pela Codevasf com a participação dos irrigantes, da empresa contratada pela companhia para executar a recuperação dos canais e dos distritos”, explicou o engenheiro civil da Codevasf.
De acordo com o técnico agrícola Paulo Fraga, que representa a Codevasf no Conselho de Administração do Dipi, as decisões quanto à execução das obras de recuperação emergencial dos canais de irrigação tiveram grande participação dos agricultores dos dois perímetros irrigados por meio das organizações que os representam.
“Para identificarmos os pontos de estrangulamento nos canais de irrigação que precisariam de uma recuperação mais urgente, foram feitas reuniões com as organizações que representam esses agricultores. Assim, eles participaram da decisão para apontar quais eram as áreas críticas em que seriam aplicados esses recursos. A Codevasf sempre trabalhou dessa forma nas decisões que envolvem os agricultores dos perímetros irrigados. Sempre ouvimos os agricultores. É uma decisão técnica, mas tomada de modo compartilhado”, relatou. 
Ele destacou que a Codevasf já trabalha para recuperação de toda a infraestrutura de irrigação e drenagem desses dois perímetros irrigados da Codevasf em Alagoas.
“Nesse momento, estamos realizando obras de menor porte, de forma emergencial, de recuperação dos canais para que os agricultores possam continuar trabalhando em suas safras sem prejuízo de renda parasuas famílias. Caso não houvesse a recuperação desses trechos, as atividades dos perímetros poderiam ter problemas de continuidade com a redução da safra e a falta de produção em algumas áreas, cessando os meios de sobrevivência dessas famílias. A Codevasf agiu rápido e a obra segue normalmente. Além disso, a Codevasf contratou por meio de licitação uma empresa que está trabalhando para elaborar os projetos de recuperação de toda a infraestrutura de irrigação e drenagem dos perímetros irrigados Boacica e Itiúba”, revelou Fraga.
Para o coordenador do Dib, o agricultor irrigante Roberto Moura, a forma participativa como foi discutida a aplicação desse investimento traz eficiência às ações. 
“Vejo de forma positiva a participação do conselho que representa os agricultores na decisão sobre esses investimentos. Isso ajuda bastante na eficiência dos trabalhos. Sabemos das dificuldades quanto a recursos e que essa é uma ação emergencial, pois há uma necessidade de recuperação de todos os canais. No geral, temos um avanço, pois o agricultor sabe que se se fizesse de uma única vez a recuperação de toda a rede de canais se inviabilizaria a safra. Então as partes se resolvem de forma democrática e também vão em busca de recursos para recuperação de todos os trechos”, declarou.
Ele disse que há uma grande expectativa dos agricultores irrigantes para a recuperação de toda a infraestrutura de irrigação e drenagem dos perímetros irrigados, cujos projetos estão sendo elaborados pela Codevasf e devem resultar na modernização dos perímetros irrigados Itiúba e Boacica com recursos do PAC, do Governo Federal. “A expectativa do agricultor é muito grande por conta do tempo em que foram construídas essas comportas. Já são mais de 30 anos. Então, além da necessidade, há uma grande expectativa para que ele tenha segurança na sua produção”, apontou.
Para a revitalização e modernização de toda a infraestrutura de uso comum dos perímetros do Boacica e do Itiúba, a Codevasf está investindo mais de R$ 900 mil na elaboração dos projetos básicos de recuperação e adequação das redes de irrigação, drenagem, viária e de proteção interna desses projetos de irrigação, o que deve beneficiar milhares de agricultores familiares que cultivam arroz, cana, frutas e peixes nos lotes geridos pela Codevasf.


Fonte: Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares