Google+








.

MS é o sétimo do país em número de pivôs centrais de irrigação

Embrapa Milho e Sorgo e ANA apontam 245 pivôs centrais no estado. Ponta Porã é o 15º município do país em área irrigada pelo sistema.

Mato Grosso do Sul é o sétimo estado do país em número de pivôs centrais e em áreas irrigadas por esse sistema. É o que aponta estudo realizado pela Embrapa Milho e Sorgo e a Agência Nacional de Águas.
Segundo o levantamento, que conta com dados atualizados até 2013, Mato Grosso do Sul possui 245 pivôs centrais e uma área irrigada com o sistema de 25.882 hectares. A quantidade de pivôs equivale a 1,30% do número total do país, que chega a 17.878 e a da área coberta no estado a 2,19% dos 1.179.175 hectares irrigados por pivôs no território brasileiro.
Estão a frente de Mato Grosso do Sul em número de pivôs e áreas irrigadas os estados de: Minas Gerais, com 5.573 unidades e 336.428 hectares; Goiás, com 2.872 e 210.724 hectares; Bahia, com 2.792 e 192.223 hectares; São Paulo, com 3.528 e 168.674 hectares; Rio Grande do Sul, com 1.111 e 76.081 hectares e Mato Grosso, com 553 e 67.071 hectares.
Em Mato Grosso do Sul, segundo o estudo, 43,26% dos pivôs, o equivalente a 106 unidades estão localizados somente em Ponta Porã, onde irrigam uma área de 11.801 hectares, o que representa 45,59% da área total irrigada com o sistema no estado. O município é o 15º do país com maior área ocupada por pivôs.
Em Ponta Porã estão instalados os assentamentos da reforma agrária Itamarati I e Itamarati II, que foram implantados na área da antiga fazenda Itamarati, onde o empresário Olacyr de Moraes, na década de 80 plantava soja em larga escala, utilizando a irrigação por pivôs para impulsionar a produção. Na época, ele chegou a ser conhecido como o “rei da soja”.
Junto com a compra da fazenda para a reforma agrária foram adquiridos também 90 pivôs de irrigação que estavam na propriedade, dos quais somente 58, conforme dados de 2009, levantados pelo doutor em Geografia Ademir Terra, para sua tese “Reforma agrária por conveniência e / ou por pressão? Assentamento Itamarati em Ponta Porã - MS: 'O Pivô da questão', estavam em funcionamento, irrigando 7.232 hectares na época.

Plano Estadual de Irrigação

Segundo disse o secretário estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento, Jaime Verruck, ao Agrodebate em janeiro deste ano, paralelo a gestão dos recursos hídricos de Mato Grosso do Sul esta sendo desenvolvido o Plano Estadual de Irrigação.
“O grande objetivo é ampliar a capacidade de produção, sem precisar abrir novas áreas. Esse plano vai ser conduzido em parceria entre as secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento e a de Produção e Agricultura Familiar. Todo o trabalho vai ser feito em consonância com a política estadual de recursos hídricos para avaliar onde existe disponibilidade de água e de onde essa água pode ser captada”, explicou
Verruck revela que o objetivo é que no início do segundo semestre o Plano Estadual de Irrigação já esteja pronto, para que o governo do estado possa definir as ações e buscar recursos para implementá-las.


Fonte:  G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares