Google+








.

Codevasf incentiva produção familiar em região afetada por estiagem na Bahia

Mais de 800 famílias moradoras de comunidades rurais em Campo Formoso e Sento Sé, no norte da Bahia, passam a ter melhores condições de superar os efeitos da estiagem prolongada. Por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), elas foram beneficiadas com kits de equipamentos que modernizam e facilitam sua produção agrícola de feijão, milho, mandioca, cebola e hortaliças, entre outros itens, os quais garantem sua subsistência e a geração de renda com a venda do excedente.
O investimento foi de aproximadamente R$ 60 mil, recursos do Orçamento Geral da União destinados à Codevasf por emendas parlamentares. A entrega dos equipamentos foi efetivada pela 6ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em Juazeiro.
A ação vai contribuir diretamente para o desenvolvimento e fortalecimento das atividades agrícolas, estimulando e facilitando o processo de plantio dos produtores ligados à Associação Comunitária Quilombola do Povoado de São Tomé.
“A Codevasf vem tentando oferecer melhores condições de trabalho para tornar mais favorável a produtividade do homem do campo”, destaca o superintendente regional, Alaôr Grangeon de Siqueira. Os kits são compostos de uma carreta agrícola, uma roçadeira, um sulcador, uma grade aradora e um arado reversível.
Para Manoel Ailton Rodrigues de Carvalho, presidente da associação beneficiada, a aquisição dos implementos vai incentivar ainda mais a produção de culturas, principalmente hortaliças, que são o “carro-chefe” na localidade. “A presença dessas máquinas numa região que é eminentemente agrícola é sempre um benefício, porque vai ajudar os agricultores não só na questão de aração, mas no transporte de cargas também”.
Outro kit de equipamentos agrícolas foi destinado à Associação Comunitária da localidade de Riacho dos Paes, na zona rural do município de Sento Sé, também na região norte da Bahia. O presidente da associação, José Neto Pereira dos Santos, afirmou que “esta era uma demanda de mais de 30 anos, e o trator, com esses implementos, vai trazer uma melhoria na qualidade de vida do pequeno agricultor”.
“Esses equipamentos vão melhorar o trabalho de 80 famílias vinculadas à associação, que praticam a pequena agricultura irrigada, agricultura de sequeiro e produzem culturas de subsistência, como feijão de arranca, feijão de corda, milho, mandioca, e também uma pequena quantidade de cebola”, acrescentou.


Fonte: Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares