Google+








.

Agricultura familiar com uso de kits de irrigação é impulsionada pela Codevasf no Piauí

A agricultura familiar praticada com kits de irrigação vem sendo incentivada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) na zona rural do Piauí. Desde 2009, a 7ª Superintendência Regional, sediada em Teresina, contabiliza cerca de R$ 1,7 milhão investidos para beneficiar 3,2 mil famílias rurais com os equipamentos que permitem o cultivo de itens agrícolas diversos em pequenas áreas, com economia de água e energia.
Os recursos aplicados nesses cinco anos são oriundos do Orçamento Geral da União, destinados à Codevasf por emendas parlamentares, e também de uma ação conjunta dos programas Água Para Todos (2ª Água) e Desenvolvimento Regional, Territorial Sustentável e Economia Solidária (Inclusão Produtiva) – ambos vinculados ao Plano Brasil Sem Miséria, com recursos provenientes da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional (SDR/MI).
A família do agricultor José Veloso Filho, do município de Oeiras, foi uma das beneficiárias da ação. Ele e o pai receberam dois kits para trabalharem juntos. José conta que eles instalaram os kits, receberam orientações de utilização da Secretaria de Agricultura e passaram a produzir milho, melancia, cana de açúcar, macaxeira, tamarindo e hortaliças. “Os kits foram uma bênção, uma porta que se abriu. Estamos vivendo disso, eu, minha esposa e minhas filhas. Temos o que comer e ainda vendemos na região. Futuramente vamos vender para a cidade”, acrescenta.
Na localidade de Moreira, situada no município de Dom Inocêncio, um grupo de agricultores recebeu nove kits em setembro de 2013. A família de Arão da Silva Santos foi uma das beneficiadas. Ele conta que a renda melhorou bastante com a produção de melancia, milho, macaxeira e cheiro verde, para consumo próprio e venda na região. “A gente não tinha renda. Depois dos kits, além de produzirmos nossa alimentação, a gente ainda pode vender”, enfatiza o agricultor.
“Os kits de irrigação contribuem para a emancipação socioeconômica das comunidades rurais, proporcionam o fortalecimento de seus laços sociais por meio da atividade produtiva e estimulam a capacidade associativa da comunidade. Em síntese, os kits de irrigação são tecnologias eficientes que, quando aliadas a uma vocação agrícola, resultam em um alto impacto social e produtivo”, aponta Lucas de Freitas, sociólogo da Unidade de Arranjos Produtivos da Codevasf. 

Uso eficiente da água

“Os kits de irrigação permitem a agricultores familiares de áreas afetadas pela seca a prática da cultura irrigada com grande eficácia e pouca energia”, destaca o superintendente da Codevasf no Piauí, Inaldo Guerra. “Eles operam com uma altura manométrica de até dois metros – o que significa que um reservatório elevado a dois metros do chão já é suficiente para seu funcionamento, gerando 95% de eficiência e grande economia de água – um dado importante em tempos de crise hídrica”, assinala.
De acordo com o superintendente, para 2015 a previsão é beneficiar mais 1.499 famílias, sendo 1.125 por meio de convênios firmados com prefeituras com recursos do Orçamento Geral da União, via emendas parlamentares, e o restante por meio do Plano Brasil sem Miséria. Os kits atendem, além de famílias de agricultores, a 47 entidades em 28 municípios, incluindo instituições rurais de ensino, Escolas Famílias Agrícolas (EFAs), colégios técnicos federais, associações comunitárias rurais e instituições que trabalham com recuperação de dependentes químicos e com portadores de deficiência.
As ações da Codevasf garantem a implantação de estruturas de produção e beneficiamento, a aquisição de equipamentos e insumos, e a promoção de mobilizações e capacitações que favorecem a inclusão produtiva de agricultores familiares inseridos em sua área de atuação.
Além disso, revela o superintendente da Codevasf no Piauí, a Companhia firmou parceria com o projeto Produtores do Futuro/Biofort, coordenado pela Embrapa Meio Norte, que objetiva produzir alimentos biofortificados para reduzir a desnutrição e aumentar a segurança alimentar com a introdução de maiores teores de ferro, zinco e vitamina A à dieta da população de baixa renda. Jovens matriculados nas instituições de ensino rurais são envolvidos na ação. Para essa parceria, 170 kits foram instalados pela Codevasf em 19 escolas agrícolas, onde também foram implantadas unidades de transferência de tecnologia. 

Os kits

Os kits são compostos por 21 itens, entre registro, filtro de tela, conexões, tubos de distribuição em polietileno, adaptadores de tubos, bobina de tubo gotejador e outros acessórios.
Cada kit possui capacidade para irrigar até 500 metros quadrados e a produção serve para o sustento familiar e para a comercialização de excedentes. Dentre as principais culturas praticadas nas áreas estão milho, feijão, melancia, coentro, cebolinha, pimenta, pimentão, alface e abóbora.
A implantação dos kits é feita após análise da vocação agrícola e das necessidades de cada família. Uma das exigências para a instalação do equipamento é a existência de fonte hídrica que garanta a sustentabilidade da atividade. As famílias beneficiadas participam de capacitação para conhecer detalhes de montagem, manutenção, operação e gerenciamento dos kits de irrigação.
Para Izabel Aragão, Gerente de Desenvolvimento Territorial da Codevasf, “um dos pontos fundamentais para o sucesso das ações de inclusão produtiva é o acompanhamento técnico dos beneficiários após a implantação da ação”. “A Codevasf, além de contar com analistas e técnicos da sede, em Brasília, e das oito superintendências regionais, contratou equipes multidisciplinares para dar todo o suporte necessário à implantação e ao acompanhamento das ações”, nota a gerente.


Fonte: Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares