Google+








.

Ação da Codevasf irá levar água a comunidades rurais do sertão pernambucano

Já estão em andamento as obras dos sistemas de abastecimento de água de comunidades rurais do Sertão de Pernambuco. Os serviços estão sendo executados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio de sua 3ª Superintendência Regional, em Petrolina, com investimentos da ordem de R$ 11,4 milhões. Os recursos foram repassados à Codevasf pelo Ministério da Integração Nacional no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Do total investido, aproximadamente R$ 3 milhões já foram aplicados. Mais de 11 mil famílias serão beneficiadas com a obra. Os sistemas beneficiarão comunidades rurais de Cabrobó, Itacuruba, Petrolândia, Tacaratu e Jatobá, municípios que integram a área de abrangência da Codevasf no estado. Os serviços correspondem à segunda etapa da obra. De acordo com o contrato, o prazo previsto para a conclusão de instalação dos sistemas é de 540 dias contados a partir da assinatura da ordem de serviço.
“Esta é uma das principais obras na área de infraestrutura hídrica que a Codevasf vem executando em sua área de atuação em Pernambuco. Uma ação de grande importância para as comunidades beneficiadas”, disse o gerente regional de revitalização de bacias da 3ª SR, Elijalma Augusto Beserra.
Segundo Beserra, ao todo serão sete sistemas construídos, os quais contarão com seis captações flutuantes, mais de 21 mil metros de adutora, uma estação de tratamento convencional e quatro compactas, 37 mil metros de adutora de água tratada, oito reservatórios em concreto armado e cinco metálicos com capacidade para receber 1.220 metros cúbicos de água.

Água tratada

Ainda estão incluídas no sistema, sete estações elevatórias de água tratada, mais de 102 mil metros de redes de distribuição, além de 1.900 ligações domiciliares. “São 5 mil metros de distribuição de rede, 6 mil metros de adutora e 30% dos reservatórios já erguidos. Esse volume de serviço corresponde a aproximadamente 5% de todo o sistema”, acrescentou.
O primeiro sistema ficará na comunidade de Santa Rita, município de Jatobá. Os trabalhos incluem a instalação da captação flutuante; conclusão de assentamento de adutora e rede de distribuição e ligações domiciliares. Será ainda construída a estação de tratamento de água e o reservatório metálico, beneficiando 360 famílias.
O segundo sistema, também em Jatobá, será implantado na localidade de Umburanas com implantação da captação flutuante, construção de casa de comando, conclusão da adutora e da rede de distribuição e ligações domiciliares que permitirão levar água de consumo humano para 330 famílias.
Nas comunidades de Camaratu, Cacheado, Bananeiras, Bem Querer e Saco dos Barros, também em Jatobá, e em Brejo dos Padres e Olho D’água do Julião, na cidade de Tacaratu, ficará o terceiro sistema de abastecimento que levará água para mais de 6 mil famílias. Serão construídas três estações elevatórias para água tratada, conclusão de assentamento de adutora e rede de distribuição, ligações domiciliares, implantação de reservatórios em concreto armado e um metálico.
O quarto sistema de abastecimento que a Codevasf levará para as comunidades rurais de municípios sertanejos de Pernambuco atingirá 3.400 famílias que residem em Vila Nova, Salão, Piancó, Lagoinha, Mundo Novo, Barriguda, Logradouro e Serrinha, em Petrolândia, além de Macaco e Espinheiro, em Tacaratu.
Haverá a instalação de captação flutuante, conclusão de assentamento de adutora e rede de distribuição, e feitas as ligações domiciliares. Também serão construídas as estações de tratamento de água convencional; quatro reservatórios em concreto armando e cinco estações elevatórias de água tratada.
No quinto e sexto sistemas, a água chegará para 100 famílias de Ingazeira e 60 famílias de Poço de Cavalos, ambas em Itacuruba. Ingazeira terá a instalação de captação flutuante e de uma estação de tratamento d’água. Já em Poço dos Cavalos, haverá a instalação de captação flutuante e de estação de tratamento de água.
O sétimo sistema contemplará Manguinha, Riacho Fundo, Riacho dos Bois, Barro Vermelho, Eloíta, Pereira e Poço do Angico, todos na zona rural de Cabrobó. Serão beneficiadas 1.020 famílias com a instalação de uma estação de captação flutuante.
“Já foi dada a ordem de fornecimento de aquisição dos filtros para Santa Rita e Umburanas, comunidade localizadas em Petrolândia. A obra também já gerou de imediato mais de 50 empregos”, relatou Elijalma.


Fonte: Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares