Google+








.

Projeto vai trabalhar com arroz irrigado no Tocantins

Adoção de técnicas adequadas ao cultivo do arroz no ecossistema de várzeas tropicais poderá resultar em aumento da produtividade de grãos, maior competitividade e sustentabilidade.

Colaborar para a consolidação da cadeia produtiva do arroz nas áreas de várzeas tropicais do Tocantins. Este é um dos objetivos de projeto de pesquisa que a Embrapa está elaborando. Para isso, entre os dias 14 e 16 de outubro, haverá uma série de atividades, quando uma equipe da empresa discutirá, em Palmas e no interior do estado, possíveis parcerias para a condução dos trabalhos.
Hoje, o Tocantins é o maior produtor de arroz da região Norte do país. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na safra 2013/2014, foram produzidas mais de 540 mil toneladas no estado. Um dos sistemas de cultivo é o irrigado, praticado nas chamadas terras baixas ou várzeas dos vales dos rios Araguaia e Tocantins. Cerca de 80% do arroz irrigado tocantinense são produzidos nos municípios de Formoso do Araguaia e Lagoa da Confusão.
Produtores desses dois municípios serão visitados pela equipe da Embrapa, que conversará ainda com representantes de instituições como a Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT). O pesquisador Daniel de Brito Fragoso, ligado à Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás-GO), mas que atua em Tocantins, é uma das pessoas que está organizando o projeto.
Também da Embrapa Arroz e Feijão, estarão no Tocantins discutindo a elaboração do projeto os pesquisadores Adriano Pereira de Castro, que coordena o projeto de melhoramento de arroz da Embrapa, Orlando Peixoto de Morais, Alberto Baêta dos Santos, Luiz Fernando Stone, Mábio Chrisley Lacerda e Valácia Lemes da Silva Lobo, além de Alcido Leonor Wander e Bernardo Mendes dos Santos, que trabalham com transferência de tecnologia.

Projeto

Intitulado "Estratégias para o manejo sustentável da cultura do arroz irrigado no ecossistema Várzea Tropical", o projeto deve contar com uma rede de pesquisa e desenvolvimento para sua execução. De acordo com ele, "a adoção de técnicas adequadas ao cultivo do arroz no ecossistema de várzeas tropicais poderá resultar em aumento da produtividade de grãos, maior competitividade e sustentabilidade do arroz irrigado dentro dos sistemas agrícolas, o que assegurará sua permanência no agronegócio brasileiro".


Fonte: Portal Dia de Campo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares