Google+








.

Perímetro de Várzeas de Sousa promove recolhimento de embalagens de agrotóxicos

Ação visa à preservação da saúde e do ambiente

Os produtores rurais do perímetro irrigado de Várzeas de Sousa, no sertão paraibano, participam na próxima semana do 2º Dia do Campo Limpo. Entre os dias 28 (terça) a 30 (quinta), o perímetro receberá embalagens vazias de agrotóxicos. A iniciativa é promovida pela Associação dos Revendedores de Produtos Agropecuários do Nordeste (Arpan), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), revendas locais e produtores.
Este é o segundo recebimento itinerante de embalagens vazias realizadas no perímetro: o primeiro ocorreu em dezembro do ano passado e recolheu 382 quilos de embalagens.
O coordenador de produto do perímetro, Rogério Paganelli, ressalta a importância do evento. "O dia do campo limpo é uma forma de conscientizar os produtores e seus familiares sobre a preservação do meio ambiente. Paralelo à ação também terá a palestra sobre o controle da fitossanidade (propriedade que as plantas e árvores em geral têm de se recuperar de pragas e doenças que as atacam) nos perímetros irrigados", explica.
O material recolhido será transportado para a central da Arpan em Carpina (PE), que destinará as embalagens para reciclagem ou incineração.
O perímetro de Várzeas de Sousa, com uma área irrigável de 4.391 hectares e cerca de 900 pessoas, está situado entre os municípios de Sousa e Aparecida e é fruto da parceria do Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Irrigação, com o Estado da Paraíba.

Normas de recolhimento

A lei federal nº 9.974, de 2000, determina normas para o recolhimento dessas embalagens entre agricultores, canais de distribuição, indústria e poder público.
De acordo com legislação, o produtor deve fazer a tríplice lavagem e perfurar a embalagem para evitar a reutilização. Esse recipiente pode ficar armazenado na propriedade por até um ano.
Antes da lei, as embalagens eram enterradas, queimadas ou jogadas em rios, causando danos ao ambiente e à sociedade.
Os distribuidores e os revendedores do produto são obrigados a colocar na nota fiscal o local onde o agricultor deve devolver as embalagens, neste caso, as centrais e postos. Existem 400 unidades de recebimento distribuídas em 25 Estados e no Distrito Federal.


Fonte: Ministério da Integração Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares