Google+








.

Em SP, morango está em plena safra e deixa os agricultores otimistas

Safra deste ano deve maior que a do ano passado. No município de Piedade, 130 agricultores se dedicam ao cultivo da fruta.

O morango conquista espaço entre os agricultores de Piedade, em São Paulo. Eles estão trocando o cultivo de hortaliças pela fruta e o resultado é positivo.
Abimael Gomes mostra com orgulho a plantação de morangos. São 17,4 mil mudas plantadas no município tradicionalmente conhecido pelo plantio de legumes e verduras, mas o agricultor é mais uma prova de que este perfil está mudando. Ele deixou de plantar brócolis, repolho e acelga para se dedicar ao cultivo da fruta.
A produção é vendida principalmente para comerciantes da região. Por cada caixa com 1,2 quilo, ele recebe R$ 8. O clima não interferiu na safra do morango, já que a seca foi compensada pela irrigação.
Assim como o agricultor, grande parte dos produtores da região está otimista com a safra deste ano. Quatro mil toneladas de morango devem ser produzidas, um crescimento de 11% em relação ao ano passado.
A estimativa é da Secretaria Municipal da Agricultura, que aponta um aumento de 200% na produção de morangos em Piedade nos últimos seis anos. O clima e a topografia favoreceram o desenvolvimento de variedades como a americana canina real.
Cerca de 130 agricultores se dedicam ao cultivo de morango, em Piedade. Yoshiteru Sasada espera vender 12 mil caixas nesta safra, a mesma quantidade do ano passado. O preço, segundo ele, deve se manter o mesmo também, R$ 10 a caixa, mas desta vez, a diferença está na qualidade da fruta.
O produtor resolveu mudar a forma de cultivo do morango, diminuiu a quantidade de mudas no campo para apenas 4 mil e investiu em estufas. Hoje, 16 mil mudas se desenvolvem irrigadas por gotejamento e, com isso, recebem 90% menos defensivos químicos. A mudança trouxe também qualidade a ele e à família durante o trabalho.


Fonte: Globo Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares