Google+








.

MI participa do XXIV Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem

"Reservação e alocação das águas para a agricultura irrigada”, é o tema escolhido este ano para o CONIRD.

Em palestra na abertura do XXIV Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem (Conird), na última segunda-feira (8), o secretário-executivo do Ministério da Integração Nacional, Irani Ramos, explicitou as políticas públicas da Pasta para ampliar a oferta de água à agricultura irrigada do País.
O evento é promovido pela Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (ABID) e se estenderá até o dia 12 de setembro, no auditório da Confederação Nacional da Agricultura. O tema este ano é “Reservação e alocação das águas para a agricultura irrigada”.
“Esse é um tema caro para nós do Ministério da Integração Nacional”, disse Irani, que representou no evento o ministro Francisco Teixeira. Ele relatou o esforço da Pasta para ampliar a oferta hídrica e melhoria da gestão da água no País.
Irani informou que o histórico Ministério com o tema remonta às primeiras construções de barragens pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), há mais de cem anos.
O secretário-executivo elencou as ações que estão sendo construídas em torno do assunto em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA) e os Ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário.
Uma delas é o Monitor de Seca do Nordeste (MSN), valiosa ferramenta de prevenção climática, destinada a aumentar a resiliência do Nordeste à seca. Outra é o Plano Nacional de Infraestrutura Hídrica, que vai permitir ampliar a segurança hídrica para usos múltiplos e reforçar também a agricultura irrigada.
Engenheiros e analistas de infraestrutura da Secretaria Nacional de Irrigação (SENIR), vinculada ao MI, estão envolvidos desde segunda na oficina de planejamento da agricultura irrigada no País, com foco em políticas existentes para o setor. O evento faz parte da programação do Conird.
O primeiro dia de oficina teve como tema o planejamento da agricultura irrigada e a abertura foi feita pelo secretário nacional de Irrigação, Guilherme Costa, que destacou a regulamentação da lei que instituiu a nova Política Nacional de Irrigação.
No segundo dia foi debatido estudo da análise territorial para desenvolvimento da agricultura irrigada. Esse trabalho está sendo desenvolvido pela Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ), por meio de cooperação técnica entre a Secretaria Nacional de Irrigação e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).
O trabalho busca realizar a análise do território brasileiro com base em variáveis e indicadores de potencial para irrigação, renda da população, de produção, aptidão agrícola e de conservação ambiental de modo integrado. O moderador do debate foi Álvaro Eleutério, coordenador geral de negócios para a agricultura irrigada da Senir.
O terceiro e último dia de oficina, hoje (10), abordou os planos estaduais de irrigação, previstos na política nacional e que visam a orientar o planejamento e a implementação da política em consonância com os planos de recursos hídricos, ambientais e de desenvolvimento regional.


Fonte: Plataforma Integra - Ministério da Integração Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares