Google+








.

Embrapa marca presença no XXIV Conird

Realizado de 8 a 12 de setembro na sede da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), em Brasília (DF), o XXIV Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem (Conird) conta com o apoio técnico de pesquisadores de diversas unidades de pesquisa da Embrapa. Com conferências, seminários e oficinas coordenadas por especialistas brasileiros e internacionais, além de Dias de Campo, o XXIV Conird pretende debater a reservação e a alocação das águas para a agricultura irrigada. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (ABID), pela CNA e pela Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal.
Durante a abertura do Conird, na noite de segunda-feira (8), a diretora da Agência Nacional Águas, Gisela Forattini, destacou que a questão da água surge como fator estruturante. "Não há como produzir sem água. No Brasil, a agenda da água é recente, motivada por uma crise", afirmou. Já o chefe-geral da Embrapa Cerrados, José Roberto Peres, ressaltou a necessidade de melhorar a comunicação do tema com o público urbano. "Muitas informações são disseminadas pela mídia de forma deturpada, criando uma imagem negativa da agricultura irrigada. Precisamos mudar essa situação", disse, acrescentando que além do desafio tecnológico, há o desafio da gestão dos recursos hídricos.
A solenidade também contou com a presença dos secretários de Agricultura do Distrito Federal, Lúcio Valadão, e de Goiás, Antônio Flávio de Lima; do secretário-executivo do Ministério da Integração Nacional, Irani Ramos; e do diretor de infraestrutura rural do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Demétrios Christofidis, entre outras autoridades. Valadão fez a palestra inaugural, apresentando o contexto agropecuário do DF.
Programação - Os três seminários, seis oficinas e três conferências foram realizados até a quarta-feira (10). Da Embrapa Cerrados, o pesquisador Lineu Rodrigues foi um dos coordenadores do seminário "Reservação e alocação negociada das águas para a agricultura irrigada", no dia 9, e da oficina "Conservação do solo e água, barragens para a agricultura irrigada na gestão integrada das bacias hidrográficas, implicações de licenciamentos e outorgas, integrações ibero-americanas". Os pesquisadores Omar Rocha e Jorge Antonini coordenaram a oficina "Empreendimentos com culturas irrigadas".
O pesquisador Pedro Luiz de Freitas, da Embrapa Solos (Rio de Janeiro, RJ), foi um dos coordenadores da oficina "Utilização de efluentes na agricultura irrigada: reuso, produtor de águas e pagamentos por serviços ambientais". Marcos Braga, da Embrapa Hortaliças (Gama, DF), participou da coordenação da oficina "O desenvolvimento dos cultivos protegidos, os sistemas de produção com maximização de aproveitamento da água".
Lineu Rodrigues e Marcos Braga também coordenaram, no dia 8, o seminário "O negócio dos cultivos protegidos. Exemplos nacionais e internacionais. A cooperação ibero-americana". As oficinas tiveram ainda a participação dos pesquisadores Fernando Macena, Arminda de Carvalho e Júlio Albrecht (Embrapa Cerrados); Luís Henrique Bassoi (Embrapa Semiárido – Petrolina/PE), Carlos Alberto Lopes, Carlos Eduardo Lima, Ítalo Guedes e Juscimar da Silva (Embrapa Hortaliças), Alexandre Matthiensen (Embrapa Suínos e Aves – Concórdia, SC), Fábio César da Silva (Embrapa Informática Agropecuária – Campinas, SP) e Antônio Guerra (Embrapa Café – Brasília, DF).
Os Dias de Campo serão realizados na quinta-feira (11) e na sexta-feira (12), com quatro roteiros em propriedades rurais de diferentes pontos do DF e da região de Cristalina (GO). As estações vão mostrar reservação de águas, exemplos em agricultura irrigada, o programa "Produtor de Águas", sistemas de irrigação, empreendimentos em cultivos protegidos e de produção para a agricultura irrigada familiar, entre outros temas.


Fonte: Embrapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares