Google+








.

Tempo seco prejudica produção de hortaliças no Cinturão Verde de SP

Nível dos reservatórios usados para irrigação está crítico. Alguns agricultores pensam em reduzir a área plantada.

O tempo seco está prejudicando a produção de hortaliças na região de Mogi das Cruzes, no Cinturão Verde de São Paulo. O nível dos reservatórios usados para irrigação é crítico e tem agricultor reduzindo a área plantada.
A produção de agrião de um sítio em Mogi das Cruzes é tão boa quanto a do inverno de 2013, o que representa sorte diante da situação dos reservatórios de água. Mesmo assim, o agricultor já se prepara para mudanças se o céu continuar sem sinal de chuva.
A redução do número de canteiros cultivados em outra propriedade, no município vizinho de Biritiba Mirim, já chega a 20%, o que significa 1,2 mil unidades de alface crespa a menos por dia. As plantas estão com 10 dias a mais de ciclo, efeito do desenvolvimento mais lento por causa do frio e da falta de água.
Da capacidade total de armazenar 2,5 milhões de litros de água, o reservatório do sítio está com apenas 3% disso, por isso, economia virou palavra de ordem.
O trabalho noturno aumenta as despesas com hora extra e adicional noturno dos funcionários, enquanto isso, o preço da alface não ajuda. A unidade da crespa é vendida pelo agricultor por R$ 0,30, valor que não paga nem o custo, estimado em R$ 0,60. “Pior que não consigo repassar esse custo para o consumidor final porque estamos no inverno e o consumo fica mais baixo, então sou obrigado a ficar com este prejuízo”, conta o agricultor Hiroshi Shintate.


Fonte: Globo Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares