Google+








.

Com irrigação 'econômica', Expoflora começa nesta sexta em Holambra, SP

A 33ª edição da mostra buscou alternativa para driblar estiagem no estado. O evento segue até o dia 28 de setembro sempre de sexta-feira a domingo.

A 33ª Edição da Expoflora abre as portas para o público nesta sexta-feira (29) em Holambra (SP). A cidade, colônia holandesa, sedia a mostra de flores e plantas ornamentais desde 1981. Na edição de 2014 ,que segue até 28 de setembro sempre de sexta a domingo, a organização do evento teve que se adaptar em função do período de estiagem que atinge o estado de São Paulo. A saída foi uma irrigação "econômica". Veja a galeria de fotos.
Segundo um dos membros do comitê organizador da mostra, Paulo Fernandes, apesar das plantas e flores serem cultivadas em ambiente com a temperatura controlada, houve alterações no sistema de conservação das plantas para esta edição da Expoflora. "Adotamos um sistema de irrigação por gotejamento, assim melhoramos o aproveitamento da água", explica Fernandes, sobre a técnica que diminui o fluxo de água.
Apesar das alterações, porém, o organizador afirmou que os visitantes não devem notar a diferença na feira. "É uma maneira mais inteligente de utilizar a água sem quebra na quantidade ou qualidade das flores", garantiu. Segundo ele, a economia de água pode chegar até 75% em relação ao métrodo tradicional.

Mostra

Em 2014, a organização do evento espera receber 300 mil visitantes. Essa quantidade representa quase 30 vezes mais pessoas do que a população de Holambra. Segundo censo do IBGE de 2010, a cidade cujo nome é composto pela junção das palavras Holanda, América e Brasil, é de 11 mil habitantes.
O espaço da mostra dedicado ao paisagismo existe desde 2004 e tem ambientes temáticos espalhados em um parque de 250 mil m². Nesta edição o foco são os jardins festivos. Entre as situaçõe exploradas na decoração estão a recriação de um piquenique, um casamento a céu aberto, lual e chá da tarde.
Além da exposição, os visitantes também podem participar de um passeio turístico pela região da antiga colônia holandesa e por um campo de produção de flores.
Entre as atrações mais populares da mostra estão o desfile de carros alegóricos e a chuva de 150 quilos de pétalas, que dura quase três minutos. Para a produção da chuva são necessárias 18 mil rosas. Conforme a tradição do evento, quem pega uma das pétalas antes dela atingir o chão, tem seus desejos atendidos.

Pratos típicos

Outro foco da feira é a imersão dos visitantes na cultura holandesa. Para isso, a área gastronômica da festa oferece pratos típicos da região. Em 2014, os restaurantes da festa oferecem o Speculaas, ou os espelhinhos de São Nicolau, um tipo de biscoito feito com especiarias típicas da região europeia como cardamomo e pimenta.
O stroopwafel é um biscoito recheado de caramelo feito num formato para ser repousado sobre a boca de uma caneca de chá ou chocolate quente. O vapor da bebida derrete o recheio do biscoito que fica cremoso por dentro.
Entre os pratos principais predominam as carnes suínas, como a costela e os embutidos, os famosos salsichões. O acompanhamento desses pratos também é típico dos países baixos: os purês. Além dos clássicos, feitos com batata e cenoura, também é possível encontrar purês de maçã, batata com rúcula, tomate e amêndoas, batata com chicória e gorgonzola além de alho-poró e pesto.

Venda de flores

Além dos 28 ambientes que compõem a Expoflora, o evento, com investimento total R$ 3,7 milhões segundo a organização, recebe também o shopping de flores, com foco na comercialização de flores e plantas ornamentais. Em nota, a organização informou que uma média de 300 produtores vão disponibilizar, para venda, 300 variedades de 200 espécies de plantas nos dias da festa. O espaço do chamado shopping de flores fica localizado numa área de 3,3 mil m².
Para quem leva as plantas para casa, a mostra promove um evento, aos fins de semana, sempre às 12h45, com as floristas Leonice Mendes e Tânia Santos. Elas dão dicas para a melhor maneira de cuidar das flores.
Entre as dicas, Leonice instrui para o uso de apenas uma pequena quantidade de água para a conservação de rosas. "A absorção de água acontece apenas pela base do caule, se você cobrir toda a planta com água ela vai se afogar e murchar", explica.
Além disso, segundo ela, as famosas orquídeas devem ser regadas duas vezes por semana com bastante água. "Você deve colocar o dedo na terra onde a flor está plantada, se ele sair limpo é necessário usar mais água", orienta a florista.
A exposição de flores e a mostra de paisagismo da 33ª Expoflora segue até o dia 28 de setembro.

Serviço:

O que: 33ª Expoflora
Quando: de 29 de agosto a 28 de setembro, de sexta-feira a domingo
Horário: das 9h às 19h
Localização: Holambra, SP 340, Rodovia Campinas-Mogi Mirim, saída 140.
Ingressos: R$ 34 na bilheteria
Informações para o público: (19) 3802-1421 e expoflora@expoflora.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares