Google+








.

Oferta do melão aumenta no mercado interno e preços diminuem

As perspectivas para o início da safra 2014/2015 do melão na Chapada do Apodi (RN) e Baixo Jaguaribe (CE) são de produtividade: não foram relatados problemas com pragas e bactérias nas lavouras e, mesmo com o baixo volume de chuva de abril a junho, a área plantada ainda não apresentou redução. Isso se deve aos bons níveis dos poços, que devem atender a demanda de produtores, pelo menos até o pico da produção. As informações são de boletim do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicadas.
Diante do panorama produtivo para o final de julho no Rio Grande do Norte e no Ceará, melonicultores do Vale do São Francisco (BA/PE) já se preparam para a maior concorrência. Eles têm adotado desde o ano passado a estratégia de investir na comercialização da fruta em outras regiões, como Centro-Oeste, Nordeste e Norte do país.
Em junho de 2014, os preços do melão amarelo pagos ao produtor do Vale ficaram 10% acima dos registrados em maio, fechando em R$15,70 a caixa de 13 quilos. Este valor é 38% menor em relação a junho de 2013.
Em julho e agosto do ano passado, os preços estiveram acima dos R$20,00. A oferta da época era mais restrita que a atual, fazendo com que os produtores concentrassem suas vendas no Sul e no Sudeste. Neste ano, entretanto, a expectativa até agosto é de preços pouco atrativos ao produtor, tendo em vista que o volume da fruta disponível no mercado doméstico aumentará gradativamente. Os únicos melões que devem permanecer valorizados são os nobres, como o pele de sapo.


Fonte: Cenário MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares