Google+








.

Falta de chuva traz prejuízos aos produtores de morangos de MG

Produtores estão gastando mais com investimentos nas lavouras. Apostar na irrigação tem sido a única alternativa na região sul do estado.

Em Minas Gerais, a falta de chuva está prejudicando a safra do morango. Tem agricultor que precisou mudar a lavoura de lugar para garantir um pouco de água.
Rosa Dias apressa a colheita do morango para diminuir os custos. No sítio em Pouso Alegre, no sul de Minas, o córrego que corta a propriedade praticamente secou e ela foi obrigada a arrendar um terreno para manter o cultivo da fruta. Produtora de morango há 25 anos, Rosa conta que esta é a primeira vez que ela teve que sair das próprias terras.
Além do aluguel, a produtora teve que investir cerca de R$ 10 mil em canos porque o córrego também secou e foi preciso trazer água de uma parte mais alta, a um quilômetro do local.
No ano passado, Rosa conseguiu colher 60 mil caixas de morango em um hectare. Este ano, aumentou um pouco a área, mas deve conseguir 10 mil caixas a menos. “Não tem chuva e a água que a gente joga não é suficiente”, diz.
Pouso Alegre é um dos maiores produtores de morango do estado de Minas Gerais. Os produtores estão vendendo a caixa de 1,2 quilo por R$ 6. Em 2013, a produção foi de 18 mil toneladas, mas segundo o agrônomo da Emater, Orlando Régis, este ano, a produção não deve passar das 9 mil toneladas. A falta de chuva deixou as plantas vulneráveis às doenças.
Adriano Pereira produz 10 mil caixas de morango por safra. Ele teve que investir no sistema de gotejamento para economizar água e conta que se não chover nas próximas semanas, a reserva de água da propriedade não será suficiente para irrigar os 20 mil pés de morangos. A solução, por enquanto, será investir em mais um motor e pegar água de um açude na propriedade do vizinho. “A previsão do tempo não é otimista, então já estamos investindo para não sofrer depois”, conta.


Fonte: Globo Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares