Google+








.

Senado envia à Câmara projeto que beneficia produtores rurais e aquicultores

O plenário do Senado aprovou hoje (3) projeto de decreto legislativo que repassa para as concessionárias de energia elétrica o ônus da instalação de medidores de dupla tarifação nas áreas rurais. Dessa forma, caberá a elas arcar com os custos e repassá-los às tarifas.
Atualmente, resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) prevê que atividades rurais de irrigação e aquicultura tenham descontos especiais nas tarifas de consumo de energia. Entretanto, o dispositivo estabelece que os custos para instalação dos relógios de dupla tarifação deverá ser assumido pelos produtores.
Mesmo admitindo que o órgão regulador deve zelar pelo equilíbrio econômico-financeiro das empresas concessionárias de energia e os contratos firmados com elas, a relatora do projeto, senadora Kátia Abreu (PMDB-TO), diz que não é “razoável” os produtores rurais arcarem com o ônus de instalação dos medidores para ter acesso aos descontos.
“Embora a lei permita que seja concedido o desconto às unidades consumidoras classificadas na Classe Rural, em nenhum momento a Aneel é autorizada a transferir o ônus da instalação do equipamento de medição para o consumidor”, acrescenta relatora.
Assim, foi aprovado, com parecer favorável da senadora, o projeto de decreto legislativo que susta a resolução da Aneel que regulamenta o assunto e repassa para as concessionárias o ônus da instalação. O projeto segue agora para análise da Câmara dos Deputados.


Fonte: EBC - Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares