Google+








.

Reunião analisa criação de peixes no Projeto Manuel Alves

Durante a reunião foi apresentado um relatório realizado por meio de uma visita técnica que mostra a possibilidade do uso de aproximadamente 21 há, divididos em dois parques.

Os setores de irrigação, piscicultura e sustentabilidade do agronegócio da Secretaria Estadual da Agricultura e Pecuária (Seagro) se reuniram na tarde desta quarta-feira, dia 06, com o secretário executivo da pasta, Ruiter Padua para definirem diretrizes a respeito do uso do reservatório do Projeto de Irrigação Manuel Alves para a criação de peixes em tanques rede.
Durante a reunião foi apresentado um relatório realizado por meio de uma visita técnica que mostra a possibilidade do uso de aproximadamente 21 há, divididos em dois parques. “Precisamos primeiramente realizar um estudo mais aprofundado sobre os impactos ambientais, capacidade e monitoramento da água a ser utilizada, além disso, a área de todo reservatório é um bem público que para ser explorado por terceiros necessita de ampla concorrência, por meio de licitação”, explicou o secretário executivo.
Segundo Ruiter Padua, o objetivo principal do Projeto Manuel Alves é a irrigação para a agricultura, mas a área do reservatório pode ser utilizada de maneira sustentável para outros fins, desde que estejam dentro da legalidade de exploração. “Precisamos verificar a área correta para esse uso para a piscicultura, observando também a segurança de quem deve explorar, pois há no reservatório as bombas de irrigação”, informou.

Grupo de Trabalho

A Seagro constituiu um Grupo de Trabalho de Aquicultura por meio da Portaria nº17, que visa discutir e organizar informações, realizar o planejamento de diretrizes de forma a definir a ocupação e a instalação de projetos de tanque-rede em lagos artificiais e canais de irrigação, sob a gestão do estado do Tocantins por meio da Seagro. O Grupo é composto pelos setores de Sustentabilidade do Agronegócio, Irrigação e Drenagem, além do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins).
De acordo com Padua, o Grupo foi criado por conta da crescente demanda da atividade de aquicultura em tanques-rede, que tem incrementado os setores produtivos do Estado. “O potencial para o uso dos reservatórios dos projetos desenvolvidos pelo Estado é grande, a população tem interesse na utilização e o que precisamos é regularizar e propiciar igualdade das condições aos interessados em exercer a atividade em áreas sob a gestão do Estado, em obediência aos princípios administrativos”, explicou.


Fonte: Surgiu.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares