Google+








.

Encontro em Brasília discute agricultura familiar no Mercosul

Durante a reunião será debatido o Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PNDRSS).

Começa nesta quarta-feira (04), em Brasília, o 41º encontro da Seção Nacional da Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar (Reaf) do Mercosul. O Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PNDRSS) será um dos temas em debate.
Promovido pela Assessoria para Assuntos Internacionais e de Promoção Comercial (Aipc) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o evento prossegue até sexta-feira (06), quando haverá a apresentação do PNDRSS, pelo secretário-executivo do Condraf, Guilherme Abrahão.
O dirigente destaca o processo participativo que envolveu diversas entidades da sociedade civil organizada que compõem o Conselho Nacional e que resultou na aprovação do PNDRSS pelo Condraf no último dia 23 de maio, representando a 4ª etapa da Conferência Nacional Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CNDRSS).
“Mais de 42 mil pessoas participaram de todas as etapas da conferência nacional ao longo de 2013. O Plano Nacional consegue sintetizar esse processo participativo e consegue organizar uma série de ações que são encaradas como essenciais para o desenvolvimento do Brasil rural”, explica.
Segundo Guilherme Abrahão, a ideia de apresentar o PNDRSS na reunião da Reaf significa primeiro socializar o processo que está sendo finalizado agora e, segundo, mostrar qual a contribuição possível desse plano para a organização da agricultura familiar no âmbito do Mercosul.

Destaque

Além da apresentação do PNDRSS, outro destaque da reunião da Reaf será a discussão, pelo Grupos de Trabalho (GT), de temas de grande importância para a agricultura familiar. Dentre os tópicos a serem abordados estão agroecologia e sementes, direitos dos agricultores aos recursos genéticos e roteiro para implementação dos registros nos Estados.
Na pauta constam, ainda, projetos agroindustriais vinculados ao acesso à terra e políticas públicas; fortalecimento de políticas de gênero e conferência sobre mulheres no âmbito do Ano Internacional da Agricultura Familiar (Aiaf); e principais políticas públicas para a juventude rural, dentre outros.


Fonte: Globo Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares