Google+








.

Projeto realiza ações de conservação da água no DF

Bacia do ribeirão Pipiripau é responsável pelo abastecimento de 180 mil habitantes da região de Planaltina.

A bacia do ribeirão Pipiripau, entre Goiás e Distrito Federal, é responsável pelo abastecimento de 180 mil habitantes de Planaltina e pela água utilizada por irrigantes da região. Em homenagem ao Dia Nacional de Conservação do Solo e da Água, será realizado nesta terça-feira (15) em Planaltina (DF), o evento “Recuperação Hidroambiental da Bacia do Pipiripau” .
Na ocasião, produtores rurais, autoridades, técnicos e estudantes puderam conhecer as atividades promovidas pelo Programa Produtor de Água – Projeto Pipiripau. Entre as ações de conservação de água e solo na bacia, constam áreas que receberam apoio para o plantio de árvores, construção de bacias de coleta de água da chuva (barraginhas), adequação de estradas de terra e construção de terraços para evitar a degradação do solo, entre outras ações. O programa também promoveu a melhoria de estradas rurais (para evitar erosão), o que inclui obras de contenção de erosão e aumento da infiltração de água e solo.
No total, 17 produtores dos núcleos rurais Taquara e Pipiripau assinaram contratos do Projeto junto à Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa). Realizada por diversas instituições*, a iniciativa prevê o plantio de 1,44 milhão de mudas nativas do Cerrado para o reflorestamento de 1.000 hectares de Áreas de Preservação Permanente (APP) e 1.663 hectares de áreas de reserva legal – área da propriedade que, coberta por vegetação natural, pode ser explorada com o manejo florestal sustentável. Para isso serão investidos R$ 40 milhões em dez anos.

Agência Nacional de Águas

A Agência Nacional de Águas (ANA) investiu cerca de R$ 2 milhões em ações que envolvem a proteção da Bacia do Pipiripau, como a construção de barraginhas, terraços e adequação das estradas rurais.
Durante o evento, a ANA promoveu uma apresentação sobre o pagamento por serviços ambientais (PSA), linha de atuação do Programa Produtor de Água, da Agência. Também falou sobre trabalhos de terraceamento, para conter a erosão, e a restauração florestal, o que inclui a demonstração prática da produção de espécies nativas do Cerrado, e promoveu o plantio de mudas nativas em propriedades rurais da bacia.

A bacia do Pipiripau

As águas do Pipiripau abastecem 180 mil habitantes de Planaltina. Na bacia, que ocupa uma área de 23.527 hectares, existem cerca de 260 usuários de água cadastrados nos bancos de dados da ANA e da Adasa, sendo que 78% deles fazem uso da água para irrigação, principalmente de hortaliças, em especial por conta do canal de irrigação Santos Dumont.
Outros usos expressivos são para dessedentação de animais e aquicultura. As áreas agrícolas desta bacia hidrográfica ocupam cerca de 70% de sua área total. Portanto, é perceptível a importância dessa rede de drenagem natural para o abastecimento humano e produção socioeconômico local, bem como o conflito pelo uso da água existente na bacia, que abrange parte do Distrito Federal (90,3% da bacia) e parte de Goiás.

Produtor de água

O Programa Produtor de Água, concebido pela ANA em 2001, tem como objetivo a revitalização ambiental de bacias hidrográficas. De acordo com sua metodologia, o resultado das ações implantadas em uma bacia hidrográfica pode ser verificado pela melhoria da qualidade e aumento da vazão e permanência de água ao longo do ano nos cursos d’água. Saiba mais em no site do programa.

O Dia Nacional de Conservação da Água e do Solo

A data foi criada pela Lei nº 7.876, de 13 de novembro de 1989, para ser celebrada em 15 de abril de cada ano. O Dia Nacional da Conservação do Solo e da Água foi criado por iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) com o objetivo de aprofundar os debates sobre a importância do solo como um dos fatores básicos da produção agropecuária e a necessidade de seu uso e manejo sustentáveis.

Instituições parceiras do Projeto Pipiripau

Ministério da Integração Nacional (MI), Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), da Secretaria de Estado de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri-DF), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal (Semarh-DF), do Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal (Ibram), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), da Fundação Banco do Brasil (FBB), do Banco do Brasil, da Fundação Universidade de Brasília (FUB), da The Nature Conservancy (TNC), da WWF-Brasil e do Serviço Social da Indústria (Sesi).


Fonte: Portal Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares