Google+








.

Recuperação de estradas beneficiará agricultores do perímetro Formoso, no Médio São Francisco baiano

Um termo de compromisso firmado entre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e o governo do estado da Bahia, por meio da Secretaria de Infraestrutura de Transportes (Seinfra) e do Departamento de Infraestrutura de Transportes (Derba), vai atender a um anseio antigo dos agricultores do perímetro irrigado Formoso, que fica em Bom Jesus da Lapa: a recuperação e encascalhamento de 132 quilômetros de estradas internas do perímetro, beneficiando direta e indiretamente cerca de 20 mil pessoas.
“Para nós, é de suma importância, porque o grande problema que ainda temos dentro do projeto está relacionado às estradas, que ainda são muito deficitárias. Essa parceria do governo federal, por meio da Codevasf, com o governo estadual deve alavancar ainda mais o projeto”, afirma o produtor Antônio Márcio Rodrigues, presidente do conselho administrativo do Projeto Formoso.
O valor total a ser investido na obra é de cerca de R$ 6 milhões, recurso oriundo do PAC. A Codevasf repassará 90% desse valor ao Derba, que realizou a licitação e contratou a empresa responsável pelas obras. A primeira parcela, no valor de R$ 3,5 milhões, já foi repassada.
O diretor-geral do Derba, Saulo Pontes, ressaltou a ação como mais um importante passo para o fortalecimento da fruticultura na região, graças às melhorias na malha viária, como a recente conclusão da pavimentação de 470 quilômetros da BA-161, ligando Carinhanha até Sítio do Mato, que beneficiou os produtores das agrovilas locais.
“O projeto Formoso não poderia ficar de fora desse processo. A produção também é escoada pela BA-161. É importante esse convênio com a Codevasf para restaurar os 132 quilômetros de estradas internas do perímetro para que se tenha um melhor escoamento da produção. Esperamos iniciar essa obra na próxima semana e concluir nos próximos 90 dias”, diz.
“A recuperação das estradas vai ser de fundamental importância porque fazemos parte de um polo produtivo do ramo de fruticultura, que produz alimentos para praticamente o país inteiro, e precisamos de boas estradas para escoar os produtos. O custo de produção é alto, e o mercado demanda por qualidade. A gente almeja que essa recuperação faça com que o nosso produto chegue ao consumidor com mais qualidade, e que nos próximos anos a gente não sofra com esse problema, especialmente no período chuvoso, quando tem produtor que chega a perder a safra por falta de uma malha viária de qualidade”, conta o agricultor Adir Oliveira.
O aumento da qualidade dos produtos oriundos do perímetro também é destacado por Antônio Carlos Monteiro, gerente dos Empreendimentos de Irrigação na 2ª Superintendência Regional da Codevasf. “Essa recuperação vai resolver um dos maiores gargalos da produção, o escoamento. O perímetro produz e vende aproximadamente 50 caminhões de banana por dia. Então, principalmente nos períodos chuvosos, fica uma situação bem complicada”, observa.
O projeto irrigado Formoso, situado no Oeste da Bahia, abrange uma área de mais de 11 mil hectares irrigáveis e possui 116 quilômetros de canais. Ele está localizado às margens do Rio Corrente, na confluência do rio São Francisco, em Bom Jesus da Lapa, sede da 2ª Superintendência Regional da Codevasf.
O projeto, que foi criado pela Codevasf para desenvolver a região, se destaca pela cultura da banana e é responsável por tornar o município de Bom Jesus da Lapa o maior produtor de banana do Nordeste e o segundo maior do país – em 2012, foram cerca de 157,6 mil toneladas. As obras vão beneficiar tanto os 236 lotes empresariais quanto os 936 pequenos produtores do perímetro.


Fonte: Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares