Google+








.

Dia mundial da água: Tocantins desponta com projetos hidroagrícolas

De acordo com Ruiter Padua, todo o potencial do Tocantins se deve principalmente porque o Estado é banhado por dois grandes rios federais, o Tocantins e o Araguaia.

Neste sábado, 22 de março, é celebrado o Dia Mundial da Água e a Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) comemora o potencial dos projetos de irrigação, que influenciam o desenvolvimento social e econômico do Tocantins. Atualmente, são cinco projetos em desenvolvimento: São João, Manuel Alves, Rio Formoso, Sampaio e Gurita, além do Programa de Desenvolvimento da Região do Sudoeste do Tocantins (Prodoeste), em fase de implantação.
De acordo com o secretário executivo da Agricultura e Pecuária, Ruiter Padua, todo o potencial do Tocantins se deve principalmente porque o Estado é banhado por dois grandes rios federais, o Tocantins e o Araguaia. Além disso, possui a maior área contínua de várzeas tropicais do Brasil, sendo mais de três milhões de hectares. “Esta região permite, por exemplo, que os produtores tenham mais de uma safra por ano. Outro benefício é a produção de soja para semente no período da entressafra, quando a maior parte do País não pode produzir”, comentou.
Segundo o assessor de Irrigação e Drenagem da Seagro, João Carlos Farencena, toda esta estrutura e ainda o potencial de crescimento hidroagrícola está atraindo novos investidores para o Tocantins, gerando mais emprego e renda na região. “Os projetos estão em andamento com perspectivas de ampliação tanto para o plantio, como para produção de forma sustentável, alta rentabilidade e facilidade de escoamento, despertando atenção de grandes grupos de empresários do Brasil e do mundo”, ressaltou.

Dia mundial da Água: tocantins desponta com projetos hidroagrícolas.

Projetos de Irrigação:

São João

No Polo de Fruticultura Irrigada São João, onde mais de 96% da infraestrutura do sistema de irrigação está instalada, ao todo são cerca de cinco mil hectares, dos quais 3.500 são irrigáveis e 1.800 destinados à preservação ambiental. A água, que chega até os lotes pelos canais de irrigação, é utilizada pelos produtores para o cultivo de frutíferas e hortifrutigranjeiros. São usados os sistemas de microaspersão e gotejamento.

Manuel Alves

O Projeto Manuel Alves, situado no Sudeste do Estado, nos municípios de Dianópolis e Porto Alegre do Tocantins, possui uma área total de 14.597 hectares, incluindo parques e reservas ambientais. Atualmente 3.792 hectares estão sendo utilizados para produção de frutas como: abacaxi, banana, coco, mamão, maracujá e melancia.
Em 2013, foram produzidas 2.300 toneladas de frutas. Já para 2014, a estimativa é chegar a 3.360 toneladas: um aumento de 46%. Até junho deste estima-se produzir 1.200 toneladas de bananas, 60 toneladas de maracujá, 300 toneladas de melancia, 60 toneladas de mandioca, 30 toneladas de pinha e 30 toneladas de abacaxi.

Prodoeste

Em fase de implantação, o Programa de Desenvolvimento para a Região Sudoeste do Estado (Prodoeste), nos municípios de Pium, Lagoa da Confusão e Cristalândia, será um divisor de águas para a região. A primeira etapa do projeto prevê a construção da barragem P8 e das elevatórias, contemplando 28 mil hectares, ampliando a capacidade produtiva da região das várzeas. Quando finalizado, o Programa irá beneficiar 300 mil hectares.

Projeto Rio Formoso

Já na região Sul, no município de Formoso do Araguaia, está o Projeto Rio Formoso, com uma área em torno de 28 mil hectares de várzeas. O projeto vem sendo explorado com duas safras anuais desde 1979, necessitando passar por um processo de revitalização das infraestruturas públicas de uso comum, previsto para 2014. Os recursos estão sendo alocados pela Seagro junto ao Governo Federal, por meio do Ministério da Integração Nacional.

Projeto Sampaio

O Projeto Sampaio, no município de mesmo nome, no Extremo Norte do Estado, se encontra em fase de implantação, tendo como objetivo o desenvolvimento daquela região através da exploração da bovinocultura de leite em pastagens irrigadas.

Projeto Gurita

Localizado no município de Itapiratins, o Gurita foi viabilizado através de convênio com o Ministério da Integração Nacional. O projeto está em fase de ocupação, após processo licitatório, onde será explorada a cultura da videira (uva) em uma área irrigada de aproximadamente 203 hectares. Outros 427 hectares serão utilizados para o cultivo de grãos no sistema convencional.


Fonte: Surgiu.com.br (twixar.me/ckn )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares