Google+








.

Comissão aprova redução da tarifa de energia para agricultura irrigada e aquicultura

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) aprovou, nesta quinta-feira (20), substitutivo ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 383/2011, que garante descontos especiais nas tarifas de energia elétrica consumidas a qualquer hora do dia para agricultura irrigada e aquicultura. As atividades beneficiadas serão definidas pelos Ministérios da Agricultura e da Pesca. A proposta segue agora para a análise da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), em decisão terminativa.
Atualmente, os descontos concedidos se aplicam apenas sobre o consumo de energia verificado em um período diário contínuo de oito horas e trinta minutos. De acordo com regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a concessionária ou permissionária de distribuição podem estabelecer escala de horário para início, mediante acordo com o consumidor, desde que seja no horário das 21h30 às 6h do dia seguinte.
“O incentivo tem sido insuficiente para viabilizar economicamente essas atividades”, afirma o senador Walter Pinheiro (PT-BA), autor do projeto. Além disso, ele argumenta que, com as regras atuais, a agricultura e a aquicultura “ficam limitadas a um período que desrespeita o ciclo normal de sono-vigília dos trabalhadores”. Por isso, sua proposta garante o desconto especial para o consumo a qualquer hora do dia.
No entanto, o relator da proposta, senador Acir Gurgacz (PDT-RO), determina em seu substitutivo que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) definam as atividades de irrigação e aquicultura que serão beneficiadas pelo desconto, independentemente do horário em que ocorrer o consumo de energia.
Um dos argumentos de Acir Gurgacz é que a Aneel tem um conceito restrito de atividade aquícola. O senador também alega que, segundo a legislação, a ampliação das horas semanais de desconto tarifário não poderá comprometer a segurança do atendimento ao mercado de energia elétrica, nem a garantia física das usinas hidroelétricas.


Fonte: Alagoas 24 Horas (http://www.alagoas24horas.com.br/conteudo/?vCod=190891)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares