Google+








.

Projeto científico para irrigação ganha prêmio Jovem Cientista

Pesquisa foi realizada no Rio Grande do Norte.

Avaliar o uso de águas salinas como alternativa para a irrigação de forragem no semiárido brasileirofoi o objetivo da pesquisa científica realizada pelo jovem José Leôncio de Almeida Silva, 23 anos, aluno do curso de agronomia da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), no Rio Grande do Norte. Ele é o vencedor da categoria ensino superior do Prêmio Jovem Cientista 2013.
Na pesquisa, ele desenvolveu uma solução de água salina proveniente do Aquífero Jandaíra – uma das maiores reservas de água dos estados do Ceará e do Rio Grande do Norte – misturada à água doce é possível cultivar milho e sorgo. “O experimento foi usado nessas duas culturas por serem adotadas por produtores locais como alimento para os animais e porque são as que mais crescem no Nordeste”, conta José Leôncio.
O estudo foi realizado por cerca de dois anos durante a escassez de água de boa qualidade na região. Desta forma, tornou-se importante avaliar a alternativa de misturas de água salina com doce para a irrigação de culturas destinadas para forragem no semiárido brasileiro. "A falta de água de boa qualidade na região me motivou a desenvolver esse projeto. Descobrimos que a mistura de águas é uma opção viável no cultivo e no desenvolvimento de plantas forrageiras na região semiárida nordestina durante períodos de estiagem”, explica o pesquisador.
A mistura de águas salinas possibilita a produção satisfatória de forragem sem reduzir o teor proteico. “Na pesquisa eu descobri o nível de salinidade que as plantas forrageiras toleram. E que a mistura poderia ser usada tanto nos períodos de seca, como também durante o ano todo. É tecnicamente possível o uso de águas salinas como estratégia de manejo da irrigação de forrageiras no semiárido”, acrescenta.
A descoberta do jovem cientista pode ser uma alternativa para a irrigação no semiárido. “É de grande importância para a agricultura pesquisas como a de José Leôncio. Precisamos apontar soluções em períodos de estiagem no Nordeste, e foi o que ele nos mostrou com seu estudo, que é possível usar águas salinas como alternativa para irrigar”, destaca o secretário Nacional de Irrigação (Senir), Miguel Ivan.

Prêmio Jovem Cientista

O Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e tem o objetivo de revelar talentos, impulsionar a pesquisa no país e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram inovar na solução dos desafios da sociedade. O tema de 2013 foi água. Mais de 3.200 estudantes apresentaram soluções para reduzir o desperdício e melhorar a qualidade do uso da água no Brasil. O valor dos prêmios somados é aproximadamente R$ 700 mil.


Fonte: Ministério da Integração Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares