Google+








.

Especialistas debatem sobre a importância da água para o desenvolvimento regional

No ano em que a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou como o Ano Internacional de Cooperação pela Água, o Ministério da Integração Nacional reuniu especialistas nacionais e internacionais para debater o tema "Água e Desenvolvimento Regional". A discussão aconteceu esta semana durante o Seminário Internacional Política Regional no contexto global: situação e perspectivas. O evento integra as atividades da I Semana de Desenvolvimento Regional, promovida pelo Ministério da Integração Nacional, em Brasília/DF.

O assessor especial do Ministério da Integração Nacional, José Machado, abriu os trabalhos da mesa e afirmou: "A oferta d'água hoje é uma condicionante para vencermos a miséria". Segundo Machado, o Brasil ganha a partir do momento que reforça investimentos em ações e programas de universalização d'água. "Nós temos neste seminário a oportunidade de conhecer outras realidades e elas servem de referência para balizar os nossos trabalhos", afirmou o assessor.

O professor da Universidade de Lisboa, Francisco Nunes Correia, um dos componentes do painel,  disse que este passo dado pelo Brasil é muito importante. O professor, que também foi ministro do Ambiente, Ordenamento Territorial e Desenvolvimento regional de Portugal, entre 2005 e 2009, analisou o Brasil como um país "complexo" e "vasto". "Economia e progresso não se mede apenas em números gerais e abstratos. As desigualdades do desenvolvimento das regiões são de fato importantes. É preciso olhar para o território. É lá que as políticas públicas se concretizam", comparou.

A contribuição do professor Francisco Correia no seminário foi apresentar um estudo feito por ele em três países: Angola - que tem um programa como no Brasil, chamado "Água para Todos" - México e Chile. A missão do professor foi comparar nesses países o que cada um está fazendo para universalizar o acesso à água. "É oportuno, neste momento, tirar lições daquilo que poderia ser útil para a experiência brasileira", disse.

O diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, também participou do debate. "A questão da água cada vez mais se aproxima da discussão do desenvolvimento. Sem dúvida nenhuma, o controle das águas passou a ser uma questão fundamental para garantir o desenvolvimento brasileiro", afirmou Vicente.

Universalização do acesso à água  - As ações do governo brasileiro para alcançar a universalização do acesso à água foram apresentadas pelo secretário de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração, Francisco Teixeira. "Um dos grandes eixos da nossa Pasta é garantir a segurança hídrica aos brasileiros", ressaltou Teixeira. O secretário citou ainda o programa oferta d'água, no qual a Integração Nacional apoia os estados que estão em processo de construção e implantação dos eixos de transferências de água, como adutoras, canais e sistemas adutores.

Além das ações emergenciais, como a Operação Carro-Pipa e o Programa Bolsa Estiagem, o secretário destacou a abrangência do Projeto de Integração do Rio São Francisco, que vai atender a população do semiárido nordestino. "A água é considerada um dos fatores condicionantes para o desenvolvimento regional. Nesse sentido, o Governo Federal está investindo de uma forma intensa recursos para a ampliação da infraestrutura hídrica no país", concluiu o secretário Francisco Teixeira.


Fonte:  Ministério da Integração Nacional


Especialistas debatem sobre a importância da água para o desenvolvimento regional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares