Google+








.

SEMINÁRIO “O ESTADO DA ARTE DA AGRICULTURA IRRIGADA NO BRASIL: DESAFIOS E OPORTUNIDADES”

SEMINÁRIO “O ESTADO DA ARTE DA AGRICULTURA IRRIGADA NO BRASIL:  DESAFIOS E OPORTUNIDADES”
Dados recentes da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) apontam que o mundo terá que aumentar a produção de alimentos em 70% até 2050, para atender a uma população, com renda crescente, que deve chegar a 2,3 bilhões de pessoas. A demanda global por cereais para a alimentação humana e animal deve aumentar para três bilhões de toneladas até 2050, e o setor de biocombustíveis pode provocar um crescimento ainda maior, de acordo com a FAO.

O Brasil, por dispor de enorme capacidade de produção agrícola, apresentar grande potencial de uso dos solos, de água e da radiação solar poderá contribuir para o atendimento dessa demanda mundial. Por essa razão, o País experimentará uma forte pressão por aumento de produtividade agrícola, com destaque para a agricultura irrigada.

Como contribuição ao enfrentamento desse desafio, a Agência Nacional de Águas (ANA), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Ministério da Integração Nacional e a Fundação Centro Internacional de Educação, Capacitação e Pesquisa Aplicada em Águas (Fundação HidroEX) resolveram realizar o seminário “O Estado da Arte da Agricultura Irrigada no Brasil – Desafios e Oportunidades”. O encontro aconteceu nos dias 9 e 10 de dezembro de 2010, na sede da HidroEX, em Frutal (MG) e reuniu mais de 150 pessoas.

Como resultado do seminário, os participantes criaram a Carta de Frutal, que define as metas que o País precisa alcançar para o desenvolvimento sustentável da agricultura irrigada. O documento é um compromisso dos setores envolvidos com o tema na busca de soluções para o setor.





Fonte:  ANA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares