Google+








.

PROGRAMA IRRIGANDO A AGRICULTURA FAMILIAR - MANUAL OPERATIVO (NOVO)

PROGRAMA IRRIGANDO A AGRICULTURA FAMILIAR - MANUAL OPERATIVO (NOVO)

Nos últimos anos, o Rio Grande do Sul vem sofrendo com os efeitos das sucessivas estiagens. De cada dez anos, sete apresentam deficiências hídricas, as quais prejudicam a produção agrícola, a criação de bovinos, suínos e aves e, até mesmo, comprometendo o abastecimento humano em algumas regiões. Mesmo naquelas regiões com alto volume de precipitação (de 1.400 a 1.600 mm anuais), ocorre escassez na época de estiagem, principalmente nas atividades de produção agropecuária. Isso se deve ao fato de que poucas propriedades utilizam práticas de armazenamento de água e sistemas de irrigação.

Segundo o Censo Agropecuário de 2006, dos 430 mil estabelecimentos agrícolas existentes no Estado, apenas 27 mil utilizavam algum tipo de irrigação, significando apenas 6,2%. Dentre os sistemas de irrigação mais usados, destaca-se o sistema por superfície (inundação), que é adotado em 16 mil estabelecimentos rurais gaúchos, predominantemente em lavouras de arroz. Esse tipo de irrigação ocupa 1.150.000 ha no Rio Grande do Sul. Com pivô central, há um total de 75.000 ha irrigado. 30.000 ha são por aspersão convencional e pouco mais de 5.000 ha, por irrigação localizada.

A deficiência hídrica no Estado ocorre principalmente nos meses de dezembro a março, justamente nos meses de intensa produção agropecuária, enquanto os excedentes ocorrem nos meses de maio a outubro, quando se demanda pouca água para irrigação. Logo, faz-se necessário armazenar a água das chuvas em abundância no inverno para que seja utilizada nos meses em que ocorre déficit hídrico. Com a prática da irrigação, a produção agropecuária pode dobrar ou triplicar, compensando os custos dos investimentos.

Nesse sentido, o Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), desenvolveu o Programa Irrigando a Agricultura Familiar, com subsídios de até 80% dos custos da implantação de microaçudes, cisternas e/ou sistemas de irrigação. Também proporcionará a capacitação de técnicos e de agricultores, usuários da água, para que possam buscar formas e alternativas adequadas de captação, armazenagem e usos múltiplos da água.


                                             Arquivos para download
Manual OPERATIVO PROGRAMA IRRIGANDO A AGRICULTURA FAMILIAR_Março 2012_NOVO (77 kb)


Fonte: Governo do Estado Rio Grande do Sul


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares