Google+








.

Novas tecnologias e publicações são apresentadas na Agrifam

Os visitantes da 12ª edição da Feira da Agricultura Familiar (Agrifam), que acontece de 31 de julho a 02 de agosto, em Lençóis Paulista/SP, terão a oportunidade de conferir soluções tecnológicas para aprimorar a irrigação e a pós-colheita de hortaliças e conhecer espécies de hortaliças tradicionais para diversificação da renda. Além disso, durante o evento, será lançado o livro “Produção de hortaliças para agricultura familiar”, que reúne informações sobre as boas práticas agrícolas em cada etapa da cadeia produtiva, desde a produção de sementes até a comercialização.
Em relação à pós-colheita, será apresentado o Grupo de Caixas Embrapa, recentemente lançado pela Embrapa Hortaliças (Brasília, DF) para facilitar a comercialização e reduzir as perdas de produtos. “Composto por quatro caixas de diferentes tamanhos, as embalagens são paletizáveis e, por isso, facilitam o transporte em empilhadeiras”, explica a pesquisadora Rita Luengo. Além disso, os cantos arredondados e a superfície interna lisa evitam a ocorrência de danos mecânicos e contribuem para a manutenção da qualidade das hortaliças.
Zelar pela qualidade também é o objetivo da Estação de Trabalho, composta pela mesa para seleção de hortaliças, pelo carrinho de transporte e pela Unidade Móvel de Sombreamento, que protege os produtos recém-colhidos do sol. “A exposição solar, mesmo que por períodos curtos, acelera a desidratação e o amadurecimento, tornando as hortaliças mais suscetíveis à podridão e menos atraentes para o consumidor”, explica a pesquisadora Milza Lana. Do ponto de vista da saúde do agricultor, o equipamento funciona como uma barreira que o protege da exposição prolongada ao sol e minimiza riscos de doenças como câncer de pele e catarata.
Já o equipamento Irrigas®, que foi desenvolvido para auxiliar o agricultor no manejo diário da irrigação, indica a umidade do solo, evita regas desnecessárias e reduz, em até 30%, a aplicação de água na lavoura. “Quando se molha em excesso, além do desperdício de água, aumenta-se a ocorrência de doenças e o uso de defensivos químicos, que encarecem o custo de produção e causam dano ambiental”, explica a agrônoma Flávia Clemente.
Para os agricultores familiares que não podem investir em sistemas de controle de irrigação mais custosos, como os tensiômetros, o Irrigas® é uma boa alternativa, pois permite o planejamento da irrigação de forma prática e barata. “A irrigação é uma prática agrícola fundamental para a garantia da produtividade, principalmente no cultivo de hortaliças, que são muito exigentes em água”, pondera Flávia.
Hortaliças tradicionais como araruta, peixinho, mangarito e ora-pro-nobis também serão apresentadas para o público da Agrifam. O cultivo dessas espécies é incentivado, principalmente na agricultura familiar, porque promove diversificação de renda e maior segurança alimentar para as comunidades rurais.
Com o objetivo de informar o agricultor familiar sobre os conhecimentos técnicos e as soluções tecnológicas em prol de um maior desenvolvimento agrícola, a Agrifam é organizada pela Fetaesp (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo), que estima, para 2015, um público de 30 mil pessoas e um volume de negócios de R$ 20 milhões.


Fonte: Ambiente Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares