Google+








.

Conselho discute aproveitamento do Canal do Sertão

Os integrantes do Conselho Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar e Reforma Agrária (Cedafra) debateram, nesta terça-feira (28), durante reunião ordinária do colegiado, alternativas e sugestões no sentido de aperfeiçoar o modelo de operacionalização e aproveitamento produtivo do Canal do Sertão. O debate aconteceu na sede do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater-AL).
De acordo com o superintendente de Irrigação de Unidades Avançadas da Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), Sílvio Romero, responsável pela apresentação do projeto aos integrantes do Cedafra, a ideia central do Governo do Estado é priorizar o agricultor familiar e a cultura produtiva local, incentivando o empreendedorismo e a permanência dos pequenos produtores em sua terra a partir do acesso à água.
“O projeto do primeiro perímetro irrigado, em Pariconha, já foi concluído pela Codevasf. Os outros dois perímetros, em Delmiro Gouveia e Inhapi, estão em fase de levantamento fundiário e estudo de topografia. Nesses dois casos, os projetos devem ser concluídos até dezembro deste ano”, disse o superintendente.
O secretário de Estado da Agricultura, Álvaro Vasconcelos, presidente do Cedafra, esclareceu dúvidas quanto à utilização do Canal por grandes investidores e afastou o receio de que qualquer agricultor familiar seja deslocado.
“Tudo está sendo feito no sentido de melhorar a qualidade de vida de quem esperou tantos anos por essa obra. O Governo trabalha os critérios de desapropriação, mas somente para operacionalizar os perímetros irrigados, que estão voltados à agricultura familiar. Não há possibilidade de retirada de pequenos agricultores para alocação de empresários. Esses empresários vão ter que comprar as terras, mas só de quem tem interesse em vender”, disse.
“A ideia do governador Renan Filho para o Canal do Sertão é que ele sirva de ferramenta para o desenvolvimento da região, impulsionando a produção e gerando empregos. Para isso, o pequeno agricultor vai continuar tendo prioridade nos programas de governo e nas parcerias voltadas para a agricultura familiar”, garantiu o secretário.
O Cedafra volta a discutir o funcionamento do Canal do Sertão nas próximas reuniões. Em agosto, o colegiado pretende ouvir os técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) sobre o modelo de gestão da obra. Em setembro, a pauta será a formalização do Comitê Gestor do Canal, criado pelo governador Renan Filho.
“Queremos elaborar um cronograma com os movimentos sociais e representantes das comunidades beneficiadas para que eles acompanhem essa discussão sobre os critérios de desapropriação e a distribuição das terras. Também pretendemos oficializar o Comitê Gestor para que ele fique responsável por buscar as respostas para as dúvidas que surgirem nesse processo”, explicou o presidente da Emater, Carlos Dias, secretário-executivo do Cedafra.


Fonte: Aqui Acontece

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares