Google+








.

Manejo racional da irrigação maximiza produção e reduz custos

Uso de técnicas adequadas também aumenta a qualidade dos produtos, diminui incidência de doenças e pragas e melhora condições do solo. 

Quando se trabalha com agricultura irrigada existem duas questões básicas: quando se deve irrigar e quanto de água deve ser aplicado. O momento certo de iniciar as irrigações e a quantidade de água a aplicar a uma cultura são o princípio básico do manejo racional da irrigação. 
O manejo correto da irrigação é fundamental para que a captação de água seja realmente a necessária para cada cultura. Informações sobre o clima da região e sobre os solos ajudam a identificar a quantidade e o momento certo de irrigar. Com o uso correto é possível maximizar a produção, melhorar a qualidade do produto, minimizar o custo de água e de energia, aumentar a eficiência de fertilizantes, diminuir a incidência de doenças e pragas e manter ou melhorar as condições físicas e químicas do solo. 
Os métodos de irrigação adequados para cada tipo de cultura também auxiliam no uso racional da água, como, por exemplo, a irrigação localizada. Essa técnica consiste na aplicação de água próxima às raízes das plantas em pequenas quantidades. Possui grande potencial de desenvolvimento associado à fruticultura e à olericultura no Brasil, especialmente em condições menos favoráveis de clima, solo e disponibilidade de água, como as encontradas na Região Nordeste.
Os sistemas de irrigação mais usados nesse método são o gotejamento, em que a água é aplicada gota a gota, e a microaspersão, em que a água é aplicada na forma de pequenos jatos.


Fonte: Ministério da Integração Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares