Google+








.

Açude do Castanhão otimiza abastecimento e irrigação no Ceará

Barragem beneficia 3,8 milhões de pessoas na região metropolitana de Fortaleza e contribui para controle da seca e das cheias no Vale do Jaguaribe. 

Utilizado para irrigação, abastecimento urbano, piscicultura e regularização da vazão do Rio Jaguaribe, no Ceará, o Açude Castanhão é considerado o maior açude público para múltiplos usos do Brasil. Localizada na região do Médio Jaguaribe, abrangendo as cidades de Alto Santo, Jaguaribara e Jaguaretama, a barragem alterou a conjectura socioeconômica do Estado.
Atualmente, o Castanhão é o principal complexo hídrico responsável pelo abastecimento humano de Fortaleza e da região metropolitana da capital, onde cerca de 3,8 milhões de pessoas dependem das águas represadas. O açude também é importante ferramenta estratégica de abastecimento e de controle da seca e das cheias sazonais do Vale do Jaguaribe, que compreende quase 20 municípios. 
Os 60.000 hectares de área inundada do Castanhão em sua cota máxima têm beneficiado o setor agrícola e a piscicultura, fomentando ainda mais o desenvolvimento sustentável do Estado. 
Atividades produtivas também foram alavancadas com a construção da barragem – a obra foi concluída em 2003. O potencial de produção de pescado é estimado em 3.800 toneladas/ano. A geração de 22,5 megawatts de energia também é uma das características do espelho d’água, além da previsão da constituição de um polo turístico e de lazer que atende a toda a região do Vale do Jaguaribe.


Fonte: Ministério da Integração Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares