Google+








.

Codevasf participa do XII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), empresa pública vinculada ao Ministério da Integração Nacional, é uma das participantes do XII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, que acontece de 4 a 7 de novembro de 2014 em Natal (RN). Além da participação de técnicos da Companhia nas palestras e seminários, a empresa terá um estande cujo destaque será uma maquete que mostrará como funciona a captação de água por meio da cisterna do programa Água para Todos. O tema este ano é “Água e desenvolvimento: água como vetor de desenvolvimento do Nordeste e o seu papel social”.
Durante o evento, a equipe do programa Água para Todos irá se reunir para realizar um balanço das ações do programa no triênio 2011/2014 e expor as demandas para os próximos anos. Haverá ainda a apresentação de cada uma das oito superintendências regionais da Codevasf em relação ao programa.
Em um estande de 18 m², a Codevasf, em parceria com uma das empresas contratadas para fabricar e instalar os reservatórios, vai expor uma maquete eletrônica que mostrará aos visitantes como funciona a captação de água por meio da cisterna. A maquete tem formato de animação 3D e a demonstração dura um minuto. O objetivo é mostrar como as cisternas de polietileno ajudam o sertanejo, que sofre com a seca, a captar a água da chuva e usá-la para o consumo básico e primário do dia a dia, como beber e cozinhar. 

Programação

O evento contará com seminários e discussões sobre o tema central, além de outros como: política institucional, planejamento e governança dos recursos hídricos; hidrologia e hidrogeologia; gestão participativa (comitês de bacia/conselhos); qualidade das águas e meio ambiente; eventos extremos (secas e inundações); saneamento básico: eficiência, reuso e reciclagem; águas urbanas e desenvolvimento; segurança hídrica (disponibilidade) e erosão e transporte de sedimentos.

Água para Todos 

O programa Água Para Todos é coordenado pelo Ministério da Integração Nacional (MI) e executado pela Codevasf em sua área de atuação. Até o momento, a Codevasf instalou, por meio do programa, 160 mil cisternas de abastecimento humano. Os reservatórios implantados pela Codevasf são de polietileno e têm entre suas principais características a resistência, a facilidade de instalação e a vedação do armazenamento. A vida útil do equipamento é estimada em 30 anos.
Também por meio do programa, estão sendo implantados pela Codevasf kits familiares de irrigação que têm capacidade para irrigar uma área de 500 metros quadrados e são destinados a pequenos assentamentos ou agrupamentos de produtores rurais; implantados sistemas simplificados de abastecimento que inclui perfuração de poços tubulares, instalação de unidade de bombeamento e de reservatórios de fibra de vidro com estrutura elevatória, fornecimento de energia, abrigo de quadro de comando ou grupo gerador, cerca de proteção, rede de distribuição de água e ligações domiciliares; perfurados poços tubulares e instalados e recuperados barreiros para dessedentação animal no Sertão nordestino e no semiárido mineiro.


Fonte: Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares