Google+








.

Em RR, professor cria pluviômetro de garrafa PET para ajudar produtores

Instrumento é feito com garrafa PET, torneira, arame, tinta e uma estaca. Projeto foi desenvolvido por alunos da escola agrotécnica da UFRR.

Alunos da escola agrotécnica da Universidade Federal de Roraima (UFRR) desenvolveram um pluviômetro, instrumento utilizado para medir a quantidade de chuva por um determinado período de tempo, feito a partir de materiais reciclados, para auxiliar os produtores rurais de Roraima.
Segundo o criador do pluviômetro, professor Rafael Prado, o ponto de partida do projeto foi gerar uma ferramenta que pudesse otimizar a produção e o uso da irrigação na lavoura.
"Essa iniciativa começou a partir da problemática do produtor rural de não saber o quanto precipita e em cima disso saber calcular o quanto está chovendo e o quanto ele precisa irrigar nos seus cultivos", explicou.
Os pluviômetros foram desenvolvidos dentro da disciplina de irrigação e drenagem. Os instrumentos são feitos a partir de uma garrafa PET cortada e fixada em uma estaca, uma torneira, arame e tinta branca.
De acordo com o aluno Bievenildo Salviano, o baixo custo dos pluviômetros desenvolvidos pelos alunos torna a iniciativa ainda mais útil aos agricultores locais. "É uma ferramenta muito importante que nós vamos poder passar para o produtor. É um material de baixo custo pra ser feito que é de grande valia para o produtor", destacou.


Fonte: G1 - Roraima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares