Google+








.

Agrifam 2014: Embrapa apresenta tecnologias para Agricultura Familiar

Evento começa nesta sexta, 1, com destaque para produção sustentável e agricultura de precisão na Agricultura Familiar.

Feira da Agricultura Familiar e do Trabalhador Rural que acontece de 1 a 3 de agosto, em Lençóis Paulista – SP, traz uma motivação especial: a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) instituiu 2014 como o Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF), com o objetivo de estimular o papel do setor na erradicação da fome e produção com o viés da sustentabilidade.
Na visão da Embrapa, tradicional participante do evento, a principal característica da agricultura familiar é a diversificação da produção, o que demanda uma gama maior de soluções com foco na produção sustentável. E é exatamente neste ponto que a Embrapa tem buscado contribuir, disponibilizando tecnologias adequadas para os agricultores nas edições da feira. Para o diretor-executivo de Pesquisa&Desenvolvimento Ladislau Martin Neto, “toda incorporação tecnológica que ocorre na agricultura familiar atua fortemente no processo de desenvolvimento econômico e social, melhorando a organização da atividade, propiciando aumento na renda para os produtores e contribuindo para a permanência das famílias no campo”.

Lançamento

Dentre as tecnologias que serão apresentadas na Agrifam, está o lançamento do software que ajuda o produtor rural no controle da verminose de ovinos, que ainda é um dos grandes desafios da ovinocultura. O Sistema de Análise de Risco e Desenvolvimento de Resistência Parasitária a Anti-helmínticos em Ovinos (SARA) será uma das novidades apresentadas pela Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos, SP). Ele identifica os fatores na propriedade que podem aumentar a proliferação de vermes nos animais, orientando o produtor quanto ao melhor manejo, reduzindo o uso de medicamentos. O software é gratuito, on-line e de fácil utilização.


 
A Embrapa Instrumentação (São Carlos, SP), buscando ampliar as ações de saneamento básico rural no País, assinará contrato para transferência de know-how da tecnologia conhecida como Jardim Filtrante com a empresa Ecos ys, empresa com sede na cidade de Bauru (SP), sexta-feira (1º/08), durante a abertura da Agrifam. A empresa recentemente concluiu um convênio de cooperação técnica com a Embrapa Instrumentação para o desenvolvimento de pacotes tecnológicos para saneamento básico e ambiental na área rural, que agora resulta na transferência de know-how. A tecnologia complementa o sistema de saneamento básico na área rural, também composto pela Fossa Séptica Biodigestora e Clorador Embrapa. O Jardim Filtrante, conhecido tecnicamente como área alagada artificial, tratamento por zona de raiz ou wetland, é projetado para o tratamento da água cinza, provenientes da pia, chuveiro e tanques, que não são tratadas pela Fossa Séptica Biodigestora (que trata a chamada água negra).
Para o pesquisador da Embrapa Instrumentação Wilson Tadeu Lopes da Silva, que coordena os trabalhos ligados ao Saneamento Básico Rural, “essa transferência de Know-how vai ser fundamental para possibilitar ao usuário o acesso mais rápido à tecnologia. Esperamos potencializar o impacto econômico, social e ambiental com o Jardim Filtrante, e minimizar as deficiências existentes quando se fala em Saneamento Básico Rural no Brasil”, disse.

Agricultura de precisão

Com o objetivo de demonstrar tecnologia de ponta ao agricultor familiar, a Embrapa Instrumentação também apresentará um veículo aéreo não tripulado (Vant) e os softwares de análise das imagens captadas, que pode ser utilizado por pequenos produtores em suas lavouras. O drone, dotado de câmera de vídeo, será capaz de detectar a ocorrência de falhas no plantio, obtenção de mapas de estágio das lavouras, detectar a presenças de pragas, espécies invasoras e doenças na plantação, dentre outras funcionalidades.
Com a disponibilização do drone os produtores poderão se familiarizar com novas tecnologias e obter mais informações relacionadas à agricultura de precisão. A Embrapa fará sobrevoos diários próximo ao estande da Embrapa.

Palestras

A Embrapa promoverá, também, um conjunto de palestras com conteúdos técnicos relacionados à agricultura familiar. O objetivo é disseminar informações tecnológicas que promovam, junto aos agricultores, a adoção de boas práticas na condução das culturas na propriedade, e como consequência, melhorar a produtividade e a rentabilidade.

Publicações da Livraria Embrapa

Durante o evento o público poderá adquirir obras técnico-científicas editadas em parceria com os centros de pesquisa da Empresa que serão expostas pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF).

Outras tecnologias

Informatização do campo

Tecnologias que podem ser consultadas pela internet e que ajudam o produtor rural na informatização de atividades agrícolas serão demonstradas pela Embrapa Informática Agropecuária (Campinas,SP), com o objetivo de difundir tecnologias voltadas ao aumento de produtividade de pequenas, médias e grandes propriedades rurais. O Software que analisa a deposição de agrotóxicos nas plantas e ajuda o produtor na calibração do equipamento de pulverização, ajudando evitar desperdícios. Desenvolvido pela Embrapa Informática Agropecuária e pela Embrapa Meio Ambiente, está disponível para dispositivos móveis (tablets e celulares) com base no sistema Android, no link da Play Store da loja do Google.

Infoteca-e

Informação Tecnológica em Agricultura é um serviço coordenado pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF) que reúne e permite acesso on-line ao acervo digital de informações sobre tecnologias produzidas pela empresa.

Motor multicombustível

Equipamento de baixo custo, capaz de transformar qualquer fonte de calor em trabalho útil, usando todo tipo de combustível renovável, sólido, líquido e gasoso e que gere calor. Capaz de carregar pequenas baterias ou acionar bombas d'água na irrigação ou residência atua também como gerador para iluminação de emergência, atividades de lazer e camping, pescarias ou ainda na dessalinização da água. Além de álcool ou gasolina, podem ser usadas biomassas como combustível, ou seja, cavaco de madeira, gravetos ou restos de cultura. Sua construção é simples e de baixo custo. A tecnologia foi desenvolvida na Embrapa Meio Ambiente.

Pulverizador eletrostático

Caracteriza-se pela produção de gotas com cargas elétricas inversas às cargas das plantas, assim, são atraídas pela superfície das plantas, ocorrendo uma melhor deposição de produtos sobre os alvos. O sistema otimiza o uso de produtos químicos e biológicos, minimizando custos e aumentando a eficiência do processo. O equipamento é resultado de parceria da Embrapa Meio Ambiente com a Bell's Indústria Eletrônica Ltda. A tecnologia está contemplada no Pulverizador Jetbras Eletrostático com Indução Direta e o Jetbras Eletrostático com Indução Indireta.

Sensores para irrigação

A Embrapa Instrumentação apresenta sensores de baixo custo que representam avanço na irrigação no campo e são conhecidos como Sensor de Diedro, Sensor de IG e Turgormeter. O Sensor de Diedro funciona como um termômetro para medir a umidade do solo. Pode ser empregado no campo, em casa de vegetação e em jardinagem. O Sensor IG miniatura é adequado para acionar a rega automática de vasos e de mini-hortas e ainda pode ser utilizado para manejo e controle automático de irrigação pelos agricultores. Em conjunto com um irrigador comercial, o sensor libera automaticamente o gotejamento.

Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF)

Estratégia de produção sustentável que integra atividades agrícolas, pecuárias e florestais realizadas na mesma área, em cultivo consorciado, em sucessão ou rotacionado, buscando efeitos sinérgicos entre os componentes do agro ecossistema, contemplando a adequação ambiental, a valorização do homem e a viabilidade econômica. A tecnologia será apresentada pela Embrapa Pecuária Sudeste.

Beijus coloridos

Nova forma de consumo de beiju ou tapioca, iguaria produzida com goma ou polvilho de mandioca, muito apreciada principalmente na região Nordeste do país. A tapioca colorida é obtida quando a água é substituída pela polpa de frutas, hortaliças ou verduras. A ideia de produtos processados de mandioca, como bolachas, torta e pães, agregam valor à produção do agricultor familiar.

Mandiocas biofortificadas

As variedades 'BRS' Jari, ‘Dourada' e 'Gema de Ovo', com alto teor de betacaroteno (precursor da vitamina A), são variedades biofortificadas de mesa e podem minimizar a carência desta vitamina. O objetivo é que o produtor produza as raízes para venda e para consumo próprio.

Micropropagação de banana

A bananicultura é uma das atividades agrícolas de maior expressão econômica e social no meio rural. A técnica de micropropagação (in vitro) é indicada pela Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA) pelo maior impacto na agricultura, permitindo uma produção rápida de plantas com características superiores e condição genética e sanitária garantidas.

Equipamentos de pós-colheita

Trilhadora de arroz a pedal e Abanadora de grãos e sementes a motor – A Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás, GO) apresenta equipamentos destinados à pós-colheita em pequenas propriedades, pois são fabricados com técnicas simples e com recursos de pequenas oficinas, permitindo aumentar a eficiência dos pequenos agricultores.

Serviço:
Evento: 11ª Feira da Agricultura Familiar – Agrifam 2014
Data: 01 a 03 de agosto de 2014 – das 8 às 17h
Local: Recinto de Exposições “José Oliveira Prado”
Av. Lázaro Brígido Dutra, 300 – Lençois paulista – SP
Contato: Assessoria de Imprensa da Embrapa no evento (61) 9121-3601


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares