Google+








.

Na BA, agricultores conseguem bons resultados com a fruticultura irrigada

Produção cresceu mais de 100% em um período de um ano. Irrigação é o segredo do sucesso na produção de frutas.

Os agricultores do norte da Bahia têm conseguido bons resultados com a fruticultura irrigada. A produção cresce a cada ano.
Jaildo dos Santos planta banana da variedade prata rio no perímetro irrigado de Salitre, em Juazeiro, no norte baiano, região onde 45 agricultores produzem, em média, 500 toneladas da fruta por mês.
O perímetro foi instalado em 2010, 255 lotes formam uma área de 6 mil hectares, sendo apenas 1,6 mil cultivados. O forte é a produção de frutas. Além da banana, tem o melão, com uma colheita mensal de mais de 1,3 mil toneladas, e a goiaba que produz, em média, 400 toneladas por mês.
O sucesso da produção de frutas no sertão nordestino é a irrigação. A distribuição da água que vem do Rio São Francisco e o tempo de irrigação de cada área é controlado por equipamentos automatizados.
No perímetro irrigado Salitre, a produção passou de 35 mil toneladas em 2012 para quase 74 mil no ano passado, aumento de mais de 100%, tendo como destaque as culturas de ciclo curto, como a cebola, que tem maior produção com ajuda da tecnologia.
A irrigação localizada aliada ao plantio direto, implantado há dois anos, fazem a diferença e contribuem para melhorar os resultados na produção e a geração de empregos no campo.


Fonte: Globo Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis

Translate/Traduzir/Traducir/ترجم/翻譯/Übersetzen/Traduire/नुवाद करना/Tradurre/переводить/לתרגם

Últimas postagens

Postagens populares